Cientistas revelam a forma mais eficaz de fazer máscaras caseiras- Blog Giga Medical Leave a comment

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Pesquisadores da Universidade de Chicago e do Laboratório Nacional de Argonne indicaram os melhores materiais para usar se você estiver fazendo uma máscara contra a Covid-19. A pesquisa foi divulgada no ACS Nano.

A pesquisa identifica os melhores materiais para fazer máscaras

Os pesquisadores testaram vários materiais em ambiente de laboratório. Assim, investigaram as propriedades desses tecidos por filtragem eletrostática e mecânica.

De acordo com a pesquisa, descobriu-se que materiais com diversas camadas e tecidos misturados (híbridos) filtravam partículas de forma muito mais eficaz. No entanto, o ajuste inadequado de uma máscara pode colocar a eficácia em risco.  

Em outra parte da pesquisa, a equipe concluiu que superfícies com furos ou lacunas não filtraram adequadamente as partículas. Isso revela a importância de ajustar bem a máscara, cobrindo totalmente o nariz e a boca.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra Coronavírus já é eficaz em macacos, reportam cientistas

Ainda, a pesquisa foi realizada criando-se um conjunto experimental de partículas em aerossóis. O material foi lançado sobre os tecidos testados e a filtragem demonstrou ser bastante eficaz.

“Especulamos que o desempenho aprimorado dos híbridos provavelmente se deva ao efeito combinado da filtragem mecânica e eletrostática”.

“Realizamos esses estudos para vários tecidos comuns, incluindo algodão, seda, chiffon, flanela, vários sintéticos e suas combinações”, explicaram os pesquisadores responsáveis pelo estudo.

“No geral, descobrimos que combinações de vários tecidos comumente disponíveis usados ​​em máscaras de pano podem fornecer uma proteção significativa contra a transmissão de partículas de aerossol”.

As máscaras feitas com os materiais indicados e ajustadas adequadamente, filtraram satisfatoriamente as partículas que representavam o novo Coronavírus.

Melhor material para fazer máscara
Estudo mostra qual o melhor material para fazer máscara contra o coronavírus. (Imagem: Agência Brasil)

Como usar a máscara adequadamente

Para realmente se proteger contra a Covid- 19 recomenda-se sempre o uso da máscara em espaços públicos. Ainda, é preciso higienizar corretamente as mãos ao manusear a máscara, com sabão ou álcool 70% – conforme informações do Ministério da Saúde.  

A máscara deve ser fixada atrás das orelhas, sem que olhos, nariz e boca sejam tocados. Não pode haver lacunas entre a máscara e o rosto, caso contrário, há risco de uma filtragem ineficaz.

LEIA TAMBÉM: Conheça a virologista que descobriu o primeiro coronavírus humano

Ao chegar de ambientes públicos, as mãos devem ser novamente higienizadas. A máscara pode ser retirada e lavada com água e sabão ou água sanitária, para o próximo uso. Ainda, mantenha a máscara de molho por cerca de 20 minutos, antes de enxaguar.

Atenção: o uso da máscara pode não ser recomendado para crianças com menos de 2 anos de idade. Crianças maiores ou com dificuldades de manuseio, devem ser ajudadas ao colocarem e retirarem o acessório.

Melhor material para fazer máscara criança
(Imagem: Gettyimages)

Máscaras cirúrgicas e respiradores N95

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as máscaras cirúrgicas e respiradores do tipo N95 devem ser destinadas para profissionais da saúde. Para a população, a máscara feita com os tecidos indicados é suficiente para proteger contra a Covid- 19.

A recomendação é importante, pois, além dessas máscaras para profissionais não terem custo acessível, elas podem se esgotar. Se adquiridas pela população em geral, os profissionais da saúde correm o risco de ficar sem a proteção necessária.

Para saber mais sobre a pesquisa da Universidade de Chicago e do Laboratório Nacional de Argonne, acesse o resultado oficial em ACS Nano.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte socientifica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close