Uncategorized

Cresce o número de pessoas usando máscara, mas é fundamental utilizá-la corretamente | Jornal Nacional- Blog Giga Medical

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Muitos estados e capitais adotaram as máscaras para evitar o risco de contaminação pelo coronavírus. Mas é fundamental saber usar da maneira correta.

É inegável que a quantidade de gente usando máscaras cresceu. Mas, em meia hora no centro de BH, vários flagrantes de uso inadequado. Um rapaz baixa a máscara até o queixo. Em seguida, cumprimenta o amigo.

Em outra imagem, a mulher puxa a máscara para comer um chocolate e recoloca a proteção em seguida, sem limpar as mãos. Muita gente também usa com o nariz para fora.

Viviane Alves, professora doutora em microbiologia da UFMG, explica que é preciso proteger tanto a boca quanto o nariz e não tocar na parte da frente da máscara jamais.

“A primeira coisa antes de você utilizar as máscaras é lavar as mãos com água e sabão. Se não tiver água ou sabão e disponível, você usa álcool em gel. Sempre pegando na máscara pelo elástico, seja essa máscara cirúrgica, de tecido, você vai pegar da mesma forma. Você posiciona sobre o nariz e a boca, coloca então o elástico atrás das orelhas e, como você está com as mãos limpas, você pode ajeitar a parte superior e a inferior para que ela fique adequadamente posicionada”, explicou.

Os especialistas dizem que quem usa a máscara está protegendo a si mesmo e também as outras pessoas que estão no mesmo ambiente. Por isso, é recomendável usar sempre, mesmo que seja preciso improvisar. Vários materiais servem para fazer uma máscara: até algo simples, como um pano descartável daquele que se usa para limpar a cozinha, e dois elásticos.

“Duas folhinhas de tecido, digamos assim, que você dobra ao meio e utiliza elástico para fazer as bordas. Só grampear uma beiradinha deste pano com elástico dentro, de forma que ele fique preso. Não precisa ser mais que dois grampos, o grampo voltado para o lado de fora, para não machucar o rosto”, orientou a Viviane Alves.

Lembrando que tem que higienizar antes toda a superfície do lugar que você vai preparar a sua máscara caseira.

O infectologista Carlos Starling explica quando é hora de trocar a máscara de pano. “Caso a máscara esteja seca, ela deve ser trocada num período de quatro horas por uma reserva. Entretanto, se a pessoa não tiver uma máscara reserva e, após quatro horas, ela esteja seca ainda, mantenha o uso da máscara. Se estiverem úmidas, independente do tempo, se estiverem molhadas, elas devem ser trocadas”, orientou.

As máscaras de pano usadas devem ser colocadas de molho por 30 minutos em uma solução com água sanitária. Em seguida, lave a máscara com água e sabão e deixe secar.

A recomendação é o isolamento social, mas quem precisa sair de casa tem que usar a máscara.

“As cidades onde a população universalmente utilizou a máscara, mesmo sendo caseira, de produtos como o algodão, apresentou menores picos de doença, menores números de internações, inclusive em CTI, e menores números de óbitos”, explicou o infectologista Estevão Urbano

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *