Decreto que obriga uso de máscaras em Araraquara começa a valer nesta sexta (1º); veja regras | São Carlos e Araraquara- Blog Giga Medical Leave a comment

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Começa a valer, nesta sexta-feira (1º), o decreto que obriga o uso de máscaras em Araraquara (SP) como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. A orientação é que os moradores usem o equipamento de proteção de tecido, feito em casa, e deixem os modelos cirúrgicos para os profissionais da saúde.

Para garantir que todas as pessoas tenham acesso ao equipamento de proteção, a prefeitura contratou uma entidade para a produção de 15 mil máscaras que serão doadas às famílias em vulnerabilidade social.

De acordo com o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, a cidade registrou, até a manhã desta sexta-feira, 93 pessoas infectadas com a doença incluindo três mortes.

Secretária Municipal de Saúde de Araraquara fala sobre o uso obrigatório de máscaras — Foto: Ely Venancio/EPTVSecretária Municipal de Saúde de Araraquara fala sobre o uso obrigatório de máscaras — Foto: Ely Venancio/EPTV

Secretária Municipal de Saúde de Araraquara fala sobre o uso obrigatório de máscaras — Foto: Ely Venancio/EPTV

De acordo com a secretária de Saúde, Eliana Honain, a medida foi adotada após estudos mostrarem que a máscara funciona como uma barreira física e reduz o risco da contaminação entre as pessoas que precisam sair de casa.

Dessa forma, as pessoas que não estiverem com máscara não serão multadas, mas serão abordadas e orientadas. Já os estabelecimentos comerciais que permitirem o acesso de clientes sem a proteção serão multados.

“Funcionários e clientes são obrigados a usar a máscara e cada estabelecimento não vai poder permitir a entrada de pessoas que não estejam sem a máscara. Caso contrário, o estabelecimento será multado”, explicou.

Máscaras passam a ser obrigatórias em Araraquara — Foto: Ely Venancio/EPTVMáscaras passam a ser obrigatórias em Araraquara — Foto: Ely Venancio/EPTV

Máscaras passam a ser obrigatórias em Araraquara — Foto: Ely Venancio/EPTV

A secretária disse ainda que as pessoas que não têm condições de adquirir uma máscara podem retirar uma unidade em vários pontos da cidade. A iniciativa também é da prefeitura.

“Nós estamos fazendo mais de 15 mil máscaras para serem distribuídas, inclusive com orientação de uso e higienização que são extremamente importantes”, disse.

A distribuição será feita para as pessoas cadastradas nos programas sociais da prefeitura, no Terminal de Integração, pelos guardas municipais durante as abordagens, nos postos de Saúde e nos pontos de Assistência Social.

“Nós estamos três semanas atrasados do que está acontecendo na capital, então essa é mais uma medida protetiva para aqueles que precisam sair de casa”, disse.

Entidade de Araraquara produz máscaras para doar à população em vulnerabilidade — Foto: Ely Venancio/EPTVEntidade de Araraquara produz máscaras para doar à população em vulnerabilidade — Foto: Ely Venancio/EPTV

Entidade de Araraquara produz máscaras para doar à população em vulnerabilidade — Foto: Ely Venancio/EPTV

As máscaras são produzidas pela entidade “Mãos que Criam”, formada por 15 mulheres que fazem artesanatos para se sustentar ou complementar a renda.

De acordo com a coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, as profissionais receberam tecidos 100% de algodão, linhas, elásticos e sacos plásticos para embalagem.

“A gente tem todo um cuidado na fabricação das máscaras, depois elas seguem para o Instituto de Química da Unesp para serem higienizadas por luz ultravioleta e voltam para a gente para embalar e entregar para a população imediatamente”, disse.

O trabalho é dividido entre as mulheres que trabalham no atelier e outras que costuram de casa. A meta de cada uma é fazer 30 máscaras por dia, mas elas chegam a produzir até 60.

“Nós estávamos todas paradas e não tinha de onde sair a renda, então tira um pouco do sufoco de todas nós. Para a gente é muito prazeroso isso de estar ajudando o próximo”, disse a artesã Solange Aparecida de Matos Santos.

Em Araras, um decreto semelhante foi publicado na quinta-feira (30), definindo a obrigatoriedade do uso de máscaras nos serviços essenciais e também no transporte público.

Caso os moradores da cidade não estejam usando o equipamento de proteção, eles não poderão entrar em farmácias, supermercados e nos ônibus, entre outros estabelecimentos.

Além das de Araraquara e Araras, o uso das máscaras já é obrigatório em São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Águas da Prata e em Casa Branca.

Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close