Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
Começa a valer, nesta sexta-feira (1º), o decreto que obriga o uso de máscaras em Araraquara (SP) como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus. A orientação é que os moradores usem o equipamento de proteção de tecido, feito em casa, e deixem os modelos cirúrgicos para os profissionais da saúde.
Para garantir que todas as pessoas tenham acesso ao equipamento de proteção, a prefeitura contratou uma entidade para a produção de 15 mil máscaras que serão doadas às famílias em vulnerabilidade social.
De acordo com o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, a cidade registrou, até a manhã desta sexta-feira, 93 pessoas infectadas com a doença incluindo três mortes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/a/D/AKZfofQcukm1Q1qFTqBA/eliana-honain.jpg)
Secretária Municipal de Saúde de Araraquara fala sobre o uso obrigatório de máscaras — Foto: Ely Venancio/EPTV
De acordo com a secretária de Saúde, Eliana Honain, a medida foi adotada após estudos mostrarem que a máscara funciona como uma barreira física e reduz o risco da contaminação entre as pessoas que precisam sair de casa.
Dessa forma, as pessoas que não estiverem com máscara não serão multadas, mas serão abordadas e orientadas. Já os estabelecimentos comerciais que permitirem o acesso de clientes sem a proteção serão multados.
“Funcionários e clientes são obrigados a usar a máscara e cada estabelecimento não vai poder permitir a entrada de pessoas que não estejam sem a máscara. Caso contrário, o estabelecimento será multado”, explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/D/W/v2RCUpTVGxBEv4SaBXMA/mascaras-araraquara.jpg)
Máscaras passam a ser obrigatórias em Araraquara — Foto: Ely Venancio/EPTV
A secretária disse ainda que as pessoas que não têm condições de adquirir uma máscara podem retirar uma unidade em vários pontos da cidade. A iniciativa também é da prefeitura.
“Nós estamos fazendo mais de 15 mil máscaras para serem distribuídas, inclusive com orientação de uso e higienização que são extremamente importantes”, disse.
A distribuição será feita para as pessoas cadastradas nos programas sociais da prefeitura, no Terminal de Integração, pelos guardas municipais durante as abordagens, nos postos de Saúde e nos pontos de Assistência Social.
“Nós estamos três semanas atrasados do que está acontecendo na capital, então essa é mais uma medida protetiva para aqueles que precisam sair de casa”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/u/x/Tvveg8SVeBJeaGBBuKXA/producao-mascaras.jpg)
Entidade de Araraquara produz máscaras para doar à população em vulnerabilidade — Foto: Ely Venancio/EPTV
As máscaras são produzidas pela entidade “Mãos que Criam”, formada por 15 mulheres que fazem artesanatos para se sustentar ou complementar a renda.
De acordo com a coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, as profissionais receberam tecidos 100% de algodão, linhas, elásticos e sacos plásticos para embalagem.
“A gente tem todo um cuidado na fabricação das máscaras, depois elas seguem para o Instituto de Química da Unesp para serem higienizadas por luz ultravioleta e voltam para a gente para embalar e entregar para a população imediatamente”, disse.
O trabalho é dividido entre as mulheres que trabalham no atelier e outras que costuram de casa. A meta de cada uma é fazer 30 máscaras por dia, mas elas chegam a produzir até 60.
“Nós estávamos todas paradas e não tinha de onde sair a renda, então tira um pouco do sufoco de todas nós. Para a gente é muito prazeroso isso de estar ajudando o próximo”, disse a artesã Solange Aparecida de Matos Santos.
Em Araras, um decreto semelhante foi publicado na quinta-feira (30), definindo a obrigatoriedade do uso de máscaras nos serviços essenciais e também no transporte público.
Caso os moradores da cidade não estejam usando o equipamento de proteção, eles não poderão entrar em farmácias, supermercados e nos ônibus, entre outros estabelecimentos.
Além das de Araraquara e Araras, o uso das máscaras já é obrigatório em São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Águas da Prata e em Casa Branca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/P/3/OjqDG3RL6duiMoCvI1tw/uso-mascaras.jpg)
Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
Fonte g1.globo.com