Mais de sete mil máscaras são doadas a moradores de Noronha | Viver Noronha- Blog Giga Medical Leave a comment

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Os moradores de Fernando de Noronha receberam a doação de mais de sete mil máscaras faciais para proteção contra o novo coronavírus. As doações foram feitas pelo governo do estado, empresas privadas, além de moradores da ilha que dedicam o tempo a produção de unidades artesanais.

Responsável pelo cartório eleitoral de Noronha, Edleuza dos Santos está produzindo máscaras temáticas para doar. Ela já confeccionou mais de 300 unidades com desenhos divertidos, como barquinhos, peixes, notas musicais e até aviões.

Edleuza já realizava a produção de enxoval de bebê para doação. Por causa da pandemia da Covid-19, passou a costurar máscaras coloridas.

“Os barquinhos e peixes são tecidos que eu já tinha, porque moramos na ilha. Eu tinha um tecido com desenhos de medicamentos, que eu iria doar junto com uma caixa de remédios para amigas, aí resolvi produzir máscaras para doar ao pessoal do setor de saúde”, contou.

A servidora pública tem dedicado mais de 12 horas por dia ao trabalho voluntário. “Eu tenho muito material. Para mim, não falta nada e resolvi doar. É muito gratificante, sinto-me muito feliz”, comentou Edleuza.

As máscaras têm temas variados  — Foto: Ana Clara Marinho/TV GloboAs máscaras têm temas variados  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

As máscaras têm temas variados — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

As comerciantes Monize e e Josileide Morais também resolveram confeccionar máscaras para doar na ilha. “Nós pensamos nas pessoas do grupo de risco que precisam e, por isso, começamos a fazer as máscaras”, disse Monize Morais.

Os pedidos cresceram e as duas moradoras receberam muitas colaborações. “Nós criamos o grupo ‘mãos que ajudam’. Recebemos material e já fizemos mais de 350 máscaras. É gratificante, porque fazemos um trabalho que ajuda a população”, relatou Monize.

Uma empresa privada do Ceará, que produz camisas, fez a doação de três mil máscaras, que foram entregues à Superintendência de Desenvolvimento Social, que tem realizado a entrega aos moradores carentes.

A Administração de Fernando de Noronha também está realizando a distribuição de 3,5 mil máscaras de proteção para moradores e servidores locais. A ação começou na quinta-feira (30), nos bairros Três Paus, Vacaria, Boldró, Coreia, Sueste e Quixaba.

Os moradores recebem máscaras e uma cartilha  — Foto: Cândida Jucá/DivulgaçãoOs moradores recebem máscaras e uma cartilha  — Foto: Cândida Jucá/Divulgação

Os moradores recebem máscaras e uma cartilha — Foto: Cândida Jucá/Divulgação

A doação é uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), que fez a doação das máscaras. O órgão está incentivando o trabalho do setor têxtil para manter a linha de produção em funcionamento.

“Essas máscaras unem economia e saúde, pois enquanto elas estão sendo fabricadas, empregos são gerados e a economia está girando. Além disso, é importante que as pessoas, de um modo geral, estejam habituadas ao uso da máscara para evitar a propagação do coronavírus”, declarou o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima.

Além das máscaras, a AD Diper também doou 50 faces shilds (protetores faciais) para uso nas unidades de saúde de Fernando de Noronha.

Noronha registrou até esta sexta-feira (1º), um total de 28 casos de Covid-19. Desse grupo, 23 pacientes tiveram a cura clínica. Os cinco moradores ainda infectados estão em isolamento domiciliar.

Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close