Decreto que obriga uso de máscaras para quem trabalha no comércio começa a valer em PE | Pernambuco- Blog Giga Medical Leave a comment

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

O uso de máscaras para quem trabalha em estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado durante a pandemia do novo coronavírus passou a ser obrigatório nesta segunda-feira (27), seguindo um decreto estadual. A população em geral não é obrigada a utilizar o equipamento, mas houve a recomendação de que usem, mas muitas pessoas foram vistas circulando no Grande Recife sem ele (veja vídeo acima).

O decreto foi assinado na quinta-feira (23) pelo governador Paulo Câmara (PSB) e determina o uso também para funcionários de repartições públicas. Profissionais de saúde e de segurança pública “devem seguir observando normas específicas”, segundo o governo estadual.

Comerciante foi visto utilizando máscara, seguindo recomendação do governo estadual, na região central do Recife, nesta segunda (27) — Foto: Reprodução/TV GloboComerciante foi visto utilizando máscara, seguindo recomendação do governo estadual, na região central do Recife, nesta segunda (27) — Foto: Reprodução/TV Globo

Comerciante foi visto utilizando máscara, seguindo recomendação do governo estadual, na região central do Recife, nesta segunda (27) — Foto: Reprodução/TV Globo

Em lojas do Centro do Recife autorizadas a funcionar, era possível ver comerciantes obedecendo e utilizando as máscaras conforme a determinação.

O estado recomendou que as pessoas, de maneira geral, usem máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa por motivo emergencial, preferencialmente de pano. Com isso, foi registrada fila em uma loja de tecidos e aviamento no centro da capital.

Fila se forma em frente a loja de aviamentos no Recife, nesta segunda (27) — Foto: Beatriz Castro/TV GloboFila se forma em frente a loja de aviamentos no Recife, nesta segunda (27) — Foto: Beatriz Castro/TV Globo

Fila se forma em frente a loja de aviamentos no Recife, nesta segunda (27) — Foto: Beatriz Castro/TV Globo

Na Agência do Trabalho da Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no Recife, a recomendação foi seguida pelos funcionários. A TV Globo foi ao local e constatou que os atendentes estavam utilizando as máscaras.

Alguns, além das máscaras comuns, usavam as de tipo “face shields”- semelhantes a viseiras de capacetes. Uma das trabalhadoras também aderiu à touca para proteger os cabelos.

Nas ruas da capital e da Região Metropolitana, porém, o uso recomendado das máscaras não foi seguido por todos. As imagens da reportagem mostram pessoas em ônibus sem usar a proteção.

Nas várias filas registradas em frente a agências da Caixa Econômica Federal, onde as pessoas podem sacar o auxílio emergencial do governo, também havia muita gente sem máscara – bem como sem respeitar o distanciamento de ao menos 1 metro entre elas.

De acordo com decreto estadual, é responsabilidade dos bancos e lotéricas organizar as filas, mantendo o distanciamento entre as pessoas, mesmo que elas se formem na área externa das agências.

Mesmo com alagamento, Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, teve registro de fila para saque do auxílio emergencial — Foto: Reprodução/TV GloboMesmo com alagamento, Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, teve registro de fila para saque do auxílio emergencial — Foto: Reprodução/TV Globo

Mesmo com alagamento, Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, teve registro de fila para saque do auxílio emergencial — Foto: Reprodução/TV Globo

Na Zona Sul do Recife, passageiros foram vistos aguardando para embarcar em ônibus sem máscara. Registro semelhante foi feito no Terminal Integrado Tancredo Neves, na mesma região da cidade.

Em entrevista à TV Globo, Demétrius Montenegro, chefe do setor de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, explicou que a utilização por toda a população é necessária porque pacientes assintomáticos podem infectar outras pessoas sem saber. Além disso, não há respeito ao distanciamento.

No Ibura, Zona Sul do Recife, nem todos os passageiros que queriam embarcar no ônibus usavam máscaras — Foto: Adelson Costa/Pernambuco PressNo Ibura, Zona Sul do Recife, nem todos os passageiros que queriam embarcar no ônibus usavam máscaras — Foto: Adelson Costa/Pernambuco Press

No Ibura, Zona Sul do Recife, nem todos os passageiros que queriam embarcar no ônibus usavam máscaras — Foto: Adelson Costa/Pernambuco Press

No decreto estadual, também foram liberadas para funcionar, a partir da sexta (24), as lojas de aviamento e tecidos para o fornecimento de insumos necessários para fabricar máscaras artesanais e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI) relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus.

A reportagem foi a um dos estabelecimentos, no centro da cidade, e flagrou filas em frente à loja e várias pessoas sem máscara – enquanto outras não abriram mão da proteção.

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco tem 415 mortes e 4.898 casos confiramdos de Covid-19

Pernambuco tem 415 mortes e 4.898 casos confiramdos de Covid-19

O boletim da SES também destacou que, dos 391 novos casos, 169 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), ou seja, são casos considerados mais graves ou em que as pessoas precisaram ser internadas. Outros 222 casos foram classificados como leves.

Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close