Uncategorized

Uso de máscara será obrigatório nos ônibus de Campo Grande a partir desta segunda-feira- Blog Giga Medical

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Decreto também limita número de passageiros que podem viajar em pé

JESSICA MARQUES

O uso de máscaras para os usuários do transporte coletivo de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira, 04 de maio de 2020.

A medida, prevista em decreto assinado pelo prefeito Marquinhos Trad, é uma recomendação das autoridades em saúde, como medida preventiva à transmissão do novo coronavírus. A máscara poderá ser descartável, reutilizável ou de fabricação caseira.

Além disso, o decreto limita o número de passageiros que poderão viajar em pé. Nos veículos classificados como micro, fica permitido o transporte de no máximo três pessoas em pé. Nos convencionais, o máximo é de cinco passageiros. Nos ônibus articulados, fica permitido o transporte de até sete usuários em pé.

Nos ônibus do tipo executivo, os “fresquinhos”, o transporte de pessoas em pé está proibido. Por sua vez, nos carros dotados de climatizados ou ar-condicionado, que circulam de janelas fechadas, os equipamentos deverão estar no modo renovável.

O descumprimento das medidas pode acarretar responsabilização civil, administrativa e penal. A fiscalização caberá à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O infrator pode ser enquadrado em crimes contra a saúde pública e contra a administração pública, como causar epidemia ou infringir medida sanitária preventiva, e de desobediência. As penas vão de multa à cadeia”, informou a administração municipal, em nota.

A Prefeitura orienta que a população deve optar pelo uso apenas de máscaras simples, feitas em casa, que podem ser confeccionadas com alguns materiais. As máscaras cirúrgicas e as N95, já em falta, devem ser exclusivas de profissionais de saúde, pacientes com Covid-19 e quem cuida de pacientes.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte diariodotransporte.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *