Uso obrigatrio de mscara facial no Transporte Pblico- Blog Giga Medical Leave a comment

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, publicou a Portaria número 30/2020, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial no Transporte Público de Piracicaba a partir desta segunda-feira (4). A regra vale para os motoristas e funcionários do Setor, e também para taxistas, mototaxistas, motofretistas e motoristas de aplicativos. Usuários sem máscaras não poderão entrar ou permanecer nos ônibus e a fiscalização será feita pelos agentes da Via Ágil, que poderão contar com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) conforme o secretário.

Imagem Anterior
Imagem Pr

Os demais Serviços de Transportes terão a verificação do uso de máscaras pelos profissionais e passageiros feita pelos agentes da Semuttran e também pela GCM. “Seguimos as orientações do governo do Estado e dos Profissionais de Saúde sobre o uso das máscaras no ambiente do Transporte Público onde o distanciamento é mais difícil. A maior parte das cidades paulistas vai adotar essa medida como forma de proteger a saúde dos passageiros, motoristas e população em geral. Também contribuirá para reduzir a disseminação do novo Coronavírus”, afirmou Akira.

A Portaria endurece as regras já definidas pela Semuttran no início da pandemia, com a redução do acesso gratuito de idosos das 10 horas às 15 horas, proibição do uso do passe de estudante e redução da frota de coletivos para 40%, como forma de manter o isolamento social determinado pelo governo estadual. Não há prazo para o término dessa obrigatoriedade. “Até que não seja seguro para as pessoas, o uso das máscaras vai continuar no Transporte Público”, comentou Akira.

Queda do número de usuários

O Transporte Público de Piracicaba registrou, desde o início do decreto estadual de medidas de combate ao novo Coronavírus, uma queda de 75% na quantidade de usuários no Sistema. “Antes do pico do isolamento, tínhamos cerca de 95 mil passageiros por dia. Agora estão entre 20 mil a 22 mil usuários/dia”, comentou. Akira acredita que o uso obrigatório das máscaras pelas pessoas que usam os ônibus a partir desta segunda-feira, não será um problema.

“Temos visto nas ruas que a maioria que necessita usar os ônibus já está com o acessório”, afirmou. Os motoristas vão orientar passageiros que tentarem usar o Transporte sem a máscara. “É uma medida necessária nesse momento e o objetivo é do de continuar com medidas que contribuam para reduzir a curva de infectados e doentes”, concluiu.



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.gazetadepiracicaba.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close