Uncategorized

Coronavírus: uso de maquiagem por baixo da máscara pode tornar equipamento de proteção ineficaz- Blog Giga Medical

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Recentemente, as recomendações para o uso de máscaras mudaram. Agora, todos devem utilizar o equipamento para impedir a transmissão e proliferação do novo Coronavírus. “Isso porque os estudos mostraram que muitas pessoas são assintomáticas ao Coronavírus, ou seja, podem ter e transmitir o vírus mesmo sem apresentarem nenhum sintoma. Além disso, descobriu-se que as micropartículas do Coronavírus podem permanecer no ar por mais tempo do que se pensava”, explica a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. A solução então é investir no uso das máscaras para nos mantermos protegidos. Porém, é importante tomar alguns cuidados na hora de utilizar esses equipamentos para garantir sua eficácia, evitando, por exemplo, a aplicação de maquiagens por baixo da máscara de proteção.

De acordo com a especialista, essa recomendação, apesar de não ser muito comentada, é de extrema importância, principalmente no caso das máscaras cirúrgicas descartáveis e n95. “Tal cuidado é fundamental pois ajuda a conservar as máscaras, que estão em falta, já que, ao entrar em contato com a maquiagem, o equipamento é considerado contaminado, sendo preciso então descartá-lo”, afirma a médica. Além disso, a maquiagem pode causar danos ao tecido das máscaras, tanto profissionais quanto caseiras, tornando-as uma barreira menos efetiva contra os microrganismos. “As sujidades da maquiagem que ficam acumuladas nas máscaras podem levar a diminuição da filtragem do ar, reduzindo sua eficácia na hora de impedir a passagem de agentes patógenos como o novo Coronavírus”, completa. E o alerta não vale apenas para maquiagens, mas sim para qualquer tipo de produto que possa depositar impurezas na máscara, incluindo alguns tipos de loções pós-barba e produtos skincare, como fotoprotetores com base e cosméticos formulados em veículos pesados, como cremes.

Por isso, o recomendado é que antes de usar a máscara, independentemente do tipo, você evite aplicar qualquer tipo de maquiagem na pele, seja pó, base, batom ou blush. “Já com relação aos produtos skincare, o ideal é optar por aqueles formulados em veículos mais leves, como séruns e géis. Além disso, espere o produto ser reabsorvido completamente pela pele antes de colocar a máscara”, aconselha a Dra. Kédima. Porém, caso você se esqueça e utilize a máscara por cima da maquiagem, o ideal é descartá-la logo em seguida, salvo nos casos de máscaras caseiras de tecido, que podem ser reutilizadas desde que sejam corretamente higienizadas, o que pode ser feito com água quente e sabão.

Outros cuidados – Além de atentar-se ao uso de maquiagem e outros cosméticos, é importante também tomar alguns outros cuidados para garantir a eficácia da máscara, como certificar-se de que o equipamento está cobrindo corretamente a boca e o nariz, colocá-lo e retirá-lo apenas pelas alças e lavar bem as mãos com água e sabão após tocá-lo. “É fundamental também que você saiba o momento certo de descartar o equipamento de proteção. Enquanto as máscaras cirúrgicas descartáveis devem ser jogadas fora após 4 horas de uso ou quando ficarem úmida, as máscaras n95 têm duração de doze hora. Por fim, as máscaras de tecido feitas em casa devem ser lavadas após cada uso ou ao ficarem úmidas”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.

FONTE: DRA. KÉDIMA NASSIF – Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

[email protected]

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte paranashop.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *