Uncategorized

Conselho de Saúde recomenda uso de máscara para toda a população- Blog Giga Medical

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

O decreto municipal que determinou o uso de máscaras de barreira em ambientes comerciais compartilhados, no transporte público, por aplicativo ou táxis, mudou sensivelmente os hábitos dos friburguenses desde que entrou em vigor, no último dia 27 de abril. Apesar de não obrigar a utilização do acessório nas ruas, o que se vê são poucas pessoas sem máscaras, realidade bem diferente de algumas semanas atrás, quando pouca gente ainda as utilizava. Nesse sentido, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Nova Friburgo expediu uma nota pública e duas recomendações à prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. As informações foram publicadas no Diário Oficial eletrônico do município nesta terça-feira, 5.

Na nota pública, o CMS informa que, em consonância com a declaração de Emergência em Saúde Publica de Importância Internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em decorrência da pandemia do coronavírus, e diante do aumento significativo no número de casos confirmados da doença em Nova Friburgo, “devemos seguir as orientações de isolamento social para toda população, tendo em vista que o Governo Municipal deve adotar medidas urgentes e responsáveis para a proteção de seus cidadãos”.

Sendo assim, o CMS reforça a importância de toda a população friburguense manter o isolamento social e, quando não for possível, faça o uso de máscaras e respeite todas as medidas implementadas com o intuito de diminuir a disseminação da Covid-19, “tendo em vista que a rede municipal não está preparada para atender um número crescente e excessivo de pessoas, evitando assim o colapso do sistema de saúde municipal”.

Recomendações do CMS

Além da nota pública, o CMS ainda publicou duas recomendações. A primeira sugere que o Governo Municipal faça a contração e a seleção de profissionais de saúde por tempo específico enquanto durar a pandemia. Para justificar a recomendação, o Conselho Municipal de Saúde reforça a necessidade de reduzir a sobrecarga das unidades de saúde e evitar a exposição desnecessária de beneficiários ao risco de contaminação. Além disso, o CMS delibera que sejam adotadas medidas que priorizem a assistência aos casos graves de Covid-19, sem prejudicar o atendimento aos demais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo àqueles que não podem ter seus tratamentos adiados ou interrompidos.

Já a segunda recomendação pede a instalação de barreiras sanitárias para evitar a proliferação da doença em Nova Friburgo. O CMS considera ser importante que a prefeitural adote medidas específicas de proteção à população, a fim de evitar uma maior propagação da Covid-19. Para isso, a entidade recomenda a instalação, em caráter excepcional e temporário, de pontos de fiscalização sanitária nas localidades cujo território faça divisa com outros municípios, além de distritos e bairros no qual possam ser considerados grandes propagadores da Covid-19.

O Conselho Municipal de Saúde sugere ainda que as barreiras sanitárias podem ser montadas com equipes de profissionais da área da saúde, podendo ser amparadas por forças públicas de segurança, como Polícia Militar ou Guarda Municipal, que fiscalizem a circulação de pessoas, bens e serviços, a fim de reduzir os riscos de contágio, ou impedir o ingresso ou a saída de pessoas e produtos que ofereçam risco de contaminação a terceiros.

 



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte avozdaserra.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *