Uncategorized

Estátua de Chico Prego ganha máscara em campanha contra o coronavírus na Serra, ES | Espírito Santo- Blog Giga Medical

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

A estátua do guerreiro Chico Prego, localizada na Serra, no Espírito Santo, amanheceu nesta quarta-feira (6) com uma máscara. A ação, organizada pela prefeitura, tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre a importância dos meios de prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

A ideia foi do servidor público Cézar Moraes e a instalação ficou por conta das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Para o prefeito da cidade, Audifax Barcelos, ações desse tipo são importantes para conscientizar a população.

“Estamos reforçando a importância do uso de máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa”, disse o prefeito.

Chico Prego é o principal personagem da Revolução de Queimado, uma das maiores revoltas contra a escravidão que aconteceram no Espírito Santo, em 1849.

Naquele ano, o Frei Gregório José de Maria Bene havia prometido que seria dada a alforria aos escravizados que construíssem uma igreja na comunidade de São José do Queimado, hoje distrito de Queimado.

Só que, ao fim das obras, a liberdade não foi dada aos escravos que trabalharam na obra, o que fez com que mais de 300 pessoas, entre homens, mulheres e até crianças, participaram da revolução.

Assim começou a Insurreição de Queimado, liderada por Chico Prego, João da Viúva e Elisiário.

Ruínas da igreja de são José do Queimado, na Serra, antes do processo de revitalização — Foto: Everton Nunes/Secom-PMSRuínas da igreja de são José do Queimado, na Serra, antes do processo de revitalização — Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Ruínas da igreja de são José do Queimado, na Serra, antes do processo de revitalização — Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O movimento tão grande que foi necessário que tropas do estado do Rio de Janeiro viessem ao Espírito Santo para conter a revolta.

Ao final, os rebelados foram presos e julgados. Chico Prego foi condenado e enforcado em 11 de janeiro de 1850. Hoje, ele nomeia a principal lei de incentivo cultural do município da Serra.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *