Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
Passageiro com máscara e ônibus com adesivo alertando sobre a necessidade do uso.
Nesta segunda-feira, veículo foi depredado em Carapicuíba
ADAMO BAZANI
Motoristas de ônibus da capital paulista que tiverem problemas ao barrar a entrada de passageiros com máscaras, o que é obrigatório desde segunda-feira, 04 de maio de 2020, devem chamar a Polícia Militar ou a GCM – Guarda Civil Metropolitana.
A orientação está na portaria 090 da SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, publicada no Diário Oficial.
Motoristas de ônibus ouvidos pelo Diário do Transporte afirmaram que a grande maioria dos passageiros está contribuindo e já vem para o veículo com a máscara, mas que houve alguns problemas, a maior parte que não passou de bate boca, principalmente no primeiro dia.
Na segunda-feira, como mostrou o Diário do Transporte, um ônibus foi depredado em Carapicuíba, na Grande São Paulo, por um passageiro que foi advertido pelo motorista por não estar usando máscara. A linha do ônibus operada pela empresa ETT Carapicuíba é intermunicipal gerenciada pela EMTU.
Relembre:
Ônibus da ETT Carapicuíba (EMTU) é depredado por passageiro que se recusou a usar máscara
As empresas de ônibus da capital paulista que forem flagradas transportando um ou mais passageiros sem máscara vão ser multadas em R$ 3,3 mil por veículo e por dia. A fiscalização é feita por agentes da São Paulo Transporte S/A – SPTrans.
As empresas de ônibus são obrigadas a fornecer as máscaras para os funcionários.
Já a multa para motoristas de carros de aplicativo e taxistas que estiverem sem máscara ou transportarem passageiros sem o equipamento de proteção individual podem ser multados em R$ 150 por dia e por veículo. A fiscalização é de responsabilidade dos agentes do Departamento de Transportes Públicos.
De acordo com autoridades de Saúde, a máscara ajuda a minimizar a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus por ser uma barreira mecânica contra as gotículas que saem da fala, tosse e espirro, apontadas como principal forma de contaminação.
A partir de quinta-feira, 07 de maio de 2020, por decreto do governador João Doria, será obrigado o uso de máscara em todo ambiente de frequência comum em qualquer cidade de São Paulo e não somente no transporte público como é desde 04 de maio.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Relacionado
Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
Fonte diariodotransporte.com.br