Uncategorized

Em Oeiras, morador coloca máscaras em estátuas para sensibilizar sobre a importância da proteção | Piauí- Blog Giga Medical

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Um morador do município de Oeiras, no Piauí, teve a ideia de colocar máscaras de proteção individual em três estátuas da região. Segundo o produtor cultural Carlos Rubem, o objetivo era sensibilizar a população local sobre a importância do uso para proteção devido a pandemia do novo coronavírus.

O produtor contou ao G1, que as máscaras foram colocadas há 15 dias, e a ideia surgiu exatamente depois que casos de Covid-19 foram testados positivos no município.

“Foi um apelo que fiz com o objetivo de sensibilizar a população porque tem muita gente que não usa a máscara, acha que incomoda”, disse.

Morador coloca máscaras em estátuas de Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem Morador coloca máscaras em estátuas de Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

Morador coloca máscaras em estátuas de Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

Carlos Rubem explicou que resolveu comprar as máscaras com um amigo, em seguida saiu pela cidade. “Comprei umas 20 máscaras com um amigo e sai no meu carro colocando. Na verdade, não coloquei só na estátua de Cônego Cardoso, mas também na Visconde de Parnaíba e na estátua do doutor Paulo de Tarso, figuras muito conhecidas”, comentou.

Segundo o padre Possidônio Ferreira, a ideia do morador serviu para reforçar a mensagem da importância do uso da máscara.

“Ela serviu para chamar a atenção da necessidade do uso da máscara, porque, apesar de tantas campanhas educativas por parte da igreja, dos órgãos públicos e dos meios de comunicação, muitas pessoas não estavam usando”, disse.

Morador coloca máscaras em estátuas em Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem Morador coloca máscaras em estátuas em Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

Morador coloca máscaras em estátuas em Oeiras no Piauí — Foto: Carlos Rubem

O Secretário de Cultura Stefano Ferreira falou sobre a relevância histórica que a estátua de Cônego Cardoso representa para a população local.

“Ele foi pároco da Catedral da Nossa Senhora da Vitória durante muito tempo e o Instituto Histórico de Oeiras colocou essa estátua em sua homenagem. Ela foi construída na década 1980. Ficava próximo a uma praça de eventos e, logo depois, foi recolocada entre a catedral e a casa paroquial”, explicou.

* Rafaela Leal, estagiária sob supervisão de Josiel Martins.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBCLavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *