Uncategorized

Máscaras usadas jogadas ao chão em BH: infectologista alerta para riscos do descarte errado | Minas Gerais- Blog Giga Medical

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

O uso da máscara tem sido fundamental para proteção contra a Covid-19. Mas tem gente usando e depois jogando fora do jeito errado: dentro do ônibus, no chão das estações, das ruas…o que acaba sendo um risco. O médico infectologista Guilherme Lima alerta para os riscos do descarte incorreto e, ainda, dá dicas de como deve ser feito – para manter ruas e transporte coletivos limpos e, também, evitar contaminação.

“Descarte inadequado de máscaras, em locais públicos e ambiente inadequados pode favorecer o contato das pessoas que estão fazendo a limpeza. A medida que a pessoa faz essa limpeza pode ter contato com fluidos que ficaram nessas máscaras, que pode gerar uma exposição de risco para a saúde”, observou o médico.

Máscaras usadas jogadas no piso de um ônibus: flagrante de telespectador do Bom Dia Minas. — Foto: Reprodução / TV Globo

De acordo com o infectologista, não se deve descartar em ambientes inadequados. O ideal é que as máscaras sejam sempre depositadas em lixos, preferencialmente acondicionadas em sacos ou sacolas plásticas ou enroladas em folhas de papel.

“Qualquer coisa que não coloque as máscaras em contato direto com o ambiente. Retirando pelas alças, pelos elásticos, nunca em contato direto com a superfície anterior da máscara. E fazer a higiene das mãos sempre que manipulá-las”, ressaltou Guilherme Lima.

O médico infectologista destacou que trabalhadores da limpeza devem utilizar material de proteção e evitar contato direto das mãos com as máscaras. Se necessário tocá-las, usar luvas.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *