As orientações são da utilização de máscaras individuais, que poderá ser descartável, tecido, TNT, ou de algodão e não pode ser dividida nem mesmo com familiares. Além disso, o indicado é que a máscara seja usada até ficar úmida, por, no máximo, três horas. Após esse período, é necessário fazer a troca. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.
Outra instrução para eficácia de prevenção, é que a máscara deve ter pelo menos duas camadas de pano, para que possa barrar o vírus. Sempre que for tocar na máscara, é necessário limpar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Caso a máscara esteja com furos, deverá ser substituída.
Uso de máscaras é obrigatório em cemitérios de São Gonçalo e Niterói. Foto: Karina Cruz
Milhares de pessoas reservaram a manhã desta segunda-feira (2) para prestar homenagens aos entes queridos no Dia de Finados em cemitérios de São Gonçalo e Niterói.
No Cemitério Maruí, no Barreto, na Zona Norte de Niterói, a movimentação foi intensa desde as primeiras horas do dia. Com algumas restrições em razão da pandemia do coronavírus, funcionários distribuíram álcool em gel e aferiram a temperatura dos presentes no local.
Uma das presentes no cemitério nesta manhã foi a dona de casa Célia Rodrigues, de 57 anos, que prestou homenagem ao filho, que faleceu há cinco anos.
“Todos os anos venho aqui prestar a minha homenagem ao meu filho. Sei que a lei natural da vida é ao contrário, mas Deus sabe de todas as coisas”, disse a moradora do Baldeador.
Equipes da Guarda Municipal auxiliaram o trânsito nas vias próximas ao cemitério.
Já no Cemitério São Miguel, no bairro de mesmo nome, em São Gonçalo, a movimentação de pessoas foi intensa na manhã desta segunda-feira. Com um limite de 50 pessoas por hora, os presentes fizeram suas homenagens aos entes queridos e puderam assistir a movimentos religiosos realizados no interior do cemitério.
Movimentos religiosos foram realizados no Cemitério São Miguel. Foto: Karina Cruz
“É importante que as pessoas venham homenagear os seus entes queridos, mas que a saúde esteja sempre em primeiro lugar. Estou aqui fazendo a minha homenagem aos meus avós, mas sem esquecer da máscara e do álcool em gel”, disse o estudante de Educação Física, Maicon Viana, de 22 anos.
Funcionários da Guarda Municipal de São Gonçalo estiveram no local e auxiliaram o trânsito na Rua Doutor Nilo Peçanha, uma das principais vias do município.
Os cemitérios do Maruí e São Miguel irão funcionar até às 18h. O Cemitério do Maruí fica localizado na Rua General Castrioto, no Barreto. Já o Cemitério São Miguel fica na Rua Doutor Nilo Peçanha, 616, no bairro São Miguel.
Uma funcionária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos (SP) foi flagrada durante o atendimento sem usar a máscara de proteção contra o contágio da Covid-19 corretamente. O objeto estava no queixo, deixando nariz e boca à mostra, enquanto ela falava com pacientes neste domingo (1).
O flagrante em vídeo foi feito por um morador que aguardava na sala de espera da unidade, que fica no bairro Lenheiro, próximo ao Centro, e funciona 24 horas.
A atendente manipulava documentos e conversava com as pessoas sem a proteção. Chegou a sair da recepção para ir ao totem de atendimento sem usar a máscara adequadamente.
A EPTV, afiliada da TV Globo, pediu um posicionamento para a Prefeitura de Valinhos, mas não teve retorno até a publicação da reportagem.
Valinhos já constatou 2.457 casos positivos do novo coronavírus entre moradores, sendo que 103 deles morreram em decorrência de complicações da Covid-19.
1 de 2
Funcionária da UPA de Valinhos é flagrada sem usar máscara de proteção da Covid-19 corretamente — Foto: Reprodução/EPTV
Funcionária da UPA de Valinhos é flagrada sem usar máscara de proteção da Covid-19 corretamente — Foto: Reprodução/EPTV
PLAYLIST: Veja outros vídeos de destaque na região de Campinas
2 de 2
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Um motoboy, cosplayer de Doutor Octopus, foi roubado durante uma entrega em Mongaguá, no litoral de São Paulo, por um assaltante que usava máscara de Homem-Aranha, personagem arqui-inimigo do vilão. A informação foi confirmada ao G1 nesta segunda-feira (1º). O criminoso levou a moto de Alexandre Vieira do Nascimento e também a mercadoria que ele carregava.
Junto com os filhos pequenos, o rapaz se fantasia de personagens de filmes da Marvel e participa de eventos solidários para ajudar crianças e adultos em situações vulneráveis. Há três anos, ele concilia o ‘trabalho’ de cosplayer ao de motoboy, do qual faz entregas para uma loja de peças de veículos, localizada em Itanhaém.
Na última semana, ele foi chamado para fazer uma entrega no bairro Flórida Mirim, em Mongaguá. “O cara pediu umas peças para a Rua Auri Verde. Quando eu cheguei na frente da casa, eu buzinei e não saiu ninguém. Buzinei de novo e quando eu olhei para traz o cara estava armado, justamente, ele usava a máscara do Homem-Aranha, não a de pandemia, a que pega a cara toda”, afirma.
Alexandre conta que o criminoso saiu do terreno ao lado do endereço que solicitou a entrega das peças. O ladrão saiu com a arma apontada para a vítima e vestindo a máscara de super herói. “Ele falou: ‘Perdeu, perdeu!’. Ele levou a minha moto, a maquininha de cartão e as mercadorias. Só não levou o meu capacete, a minha pochete e meu celular porque eu corri na hora”, explica.
2 de 3
Motocicleta foi levada por um criminoso usando máscara de Homem-Aranha, segundo a vítima — Foto: Arquivo pessoal
Motocicleta foi levada por um criminoso usando máscara de Homem-Aranha, segundo a vítima — Foto: Arquivo pessoal
Ao ser questionado se acreditava que o ladrão o conhecia dos eventos em que trabalhou como Doutor Octopus, ele afirma acreditar que não e que foi uma mera e infeliz coincidência. Apesar do episódio traumático, Alexandre considera a situação inusitada.
“Eu comento com o pessoal e dão risada, porque é uma situação até engraçada ser roubado pelo Homem-Aranha, sendo que eu faço o inimigo dele”, diz a vítima. Logo após o crime, a Polícia Militar foi acionada pela vítima, que fez a denúncia.
3 de 3
Motocicleta já consta como roubada no sistema do Detran — Foto: Arquivo pessoal
Motocicleta já consta como roubada no sistema do Detran — Foto: Arquivo pessoal
Segundo o motoboy, ele só possui esse veículo para trabalhar e, apesar de prestar serviço para um estabelecimento, não tem vínculo empregatício com o local, já que é autônomo e ganha somente por entrega feita.
Para conseguir comprar uma nova motocicleta, o rapaz criou uma campanha online. “Era o meu ganha pão. Eu ganho R$ 7 por entrega e não tenho salário. Até agora eu estou sem trabalhar. Amanhã eu volto a trabalhar, provisoriamente, com a moto do meu cunhado, até eu conseguir juntar o dinheiro todo para comprar outra moto”, finaliza.
O G1 entrou em contato com a polícia para falar sobre o assunto. Até o fechamento desta reportagem, porém, o suspeito ainda não havia sido localizado.
Ministério Público quer saber se houve crime por parte do parlamentar por incentivar a população a desrespeitar as medidas de combate à pandemia de covid-19
O Ministério Público Estadual decidiu instaurar procedimento investigatório para apurar a conduta do deputado estadual Jessé Lopes, do PSL, por incitação ao crime, ao incentivar seus seguidores nas redes sociais a saírem de casa sem máscaras durante o feriado.
Jessé Lopes, deputado estadual pelo PSL – Foto: Divulgação/ND
Nota divulgada na tarde deste domingo pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral de Justiça dá mais informações: “Incentivar a população a desrespeitar as medidas de combate à pandemia de covid-19 previstas em decretos estaduais e municipais é um crime previsto no artigo 286 do código penal – no caso, incitação ao crime de “infringir medida sanitária que tenha como objetivo evitar a propagação de doença contagiosa” (art. 268 C.P.).
Jessé Lopes (PSL) usou as suas redes sociais para estimular seus seguidores a saírem de casa sem máscaras neste feriado. O procedimento investigatório criminal será instaurado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC nesta terça-feira (3-11).
A investigação vai analisar as publicações do Deputado Jessé em sua conta no Twitter feitas no sábado (31/10). Na primeira publicação, por volta das 22h de sábado, o parlamentar publicou o seguinte texto: “Neste feriado SAIA de CASA!! Vá viajar, vá no parque ou na praia!! E se puder NÃO USE MÁSCARA!”.
Neste feriado SAIA de CASA!! Vá viajar, vá no parque ou na praia!! E se puder NÃO USE MÁSCARA!
Decretos estaduais que definem as medidas sanitárias contra a covid-19 proíbem frequentar as praias para tomar banho de sol ou para o lazer, sendo permitida apenas a prática esportiva individual, na orla marítima. Os decretos também tornam obrigatório o uso de máscaras na rua, em parques e em qualquer atividade ao ar livre.
As declarações do Deputado Estadual ocorrem justamente no momento em que Santa Catarina registra uma nova onda de aumento de casos de covid-19 e as redes hospitalares pública e privada voltam a apresentar a lotação dos leitos de enfermagem e de UTI em níveis superiores a 84%, em algumas regiões, sendo que muitas unidades já estão com a lotação esgotada.
Nas regiões litorâneas com maior incidência de movimento turístico, como Florianópolis e Balneário Camboriú, a Unimed já suspendeu os procedimentos cirúrgicos eletivos devido à lotação da rede hospitalar com pacientes de covid-19.
Esse quadro é resultado direto da superlotação das praias registrada no último feriadão, do dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10), segundo as autoridades de saúde e especialistas da área. O agravamento da situação fez com que o MPSC recomendasse aos Prefeitos Municipais de Florianópolis e Balneário Camboriú a adoção de ações mais rigorosas de fiscalização durante o feriado de Finados. Em Imbituba, o Município de comprometeu com o MPSC a aumentar a fiscalização e a restringir o acesso ás praias por meio de um decreto que suspendeu alvarás e licenças para o comércio na orla e proibiu a permanência de pessoas na faixa de areia.”
Diante da emergência de saúde pública mundial causada pela Covid-19, muitas medidas de precaução vêm sendo tomadas.
No entanto, algumas condutas precisam de atenção especial, entre elas, o uso indevido de máscaras e protetores faciais em bebês recém-nascidos e crianças até dois anos.
Nos primeiros anos de vida, é preciso ter cautela na utilização destes equipamentos de proteção individual. Isso porque, para bebês e crianças, o uso inapropriado de barreiras faciais oferece risco de asfixia, estrangulamento e morte por engasgo – já que um bebê não tem capacidade motora para retirar a proteção em caso de refluxo.
Além disso, o uso de coberturas faciais pode comprometer a amamentação, já que as mães podem encontrar dificuldades na remoção e recolocação do protetor facial (faceshield) ou máscaras na criança.
Nos casos dos recém-nascidos, é importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), em suas recomendações, não menciona ou recomenda o uso de protetores faciais.
Os cuidados na proteção aos recém-nascidos, para evitar a contaminação pelo coronavírus devem ser realizados conforme as orientações abaixo:
Evitar visitas sociais domiciliares à mãe e ao recém-nascido. Caso aconteçam, manter o distanciamento, uso de máscara e higienização dos adultos, de acordo com as recomendações.
Evitar contato público desnecessário, limitando assim a exposição do recém-nascido ao vírus, especialmente em lugares com aglomerações;
Manter as precauções de contato como higienização de mãos e as recomendações do uso de máscaras para pais e cuidadores em contato com a criança ao sair de casa para o seguimento na Atenção Primária, como imunizações ou consultas;
Evitar manuseio do recém-nascido por muitas pessoas, enfatizando a lavagem das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% para cuidadores (incluindo irmãos) antes de tocar o bebê e o uso de máscaras, caso tenham sintomas ou contato com pessoas com síndrome gripal;
Mães com sintomas respiratórios ou que tenham contato domiciliar com pessoas com síndrome gripal devem usar máscara durante os cuidados e durante toda a amamentação e atentar a lavagem frequente das mãos;
Promover rotineiramente a limpeza das superfícies tocadas com recorrência, como maçanetas, interruptores de luz e equipamentos eletrônicos (especialmente celulares);
Assegurar que o ambiente onde a criança permanece esteja livre do tabaco e
Manter a vacinação das pessoas em contato próximo com a criança conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) saiu do Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral de São Paulo, para participar de um almoço em Praia Grande neste domingo (1º). Durante o passeio, Bolsonaro cumprimentou pessoas que o aguardavam, entre idosos e crianças, sem máscara. Ele chegou à Baixada Santista na última sexta-feira (30) para aproveitar o feriado de Finados.
De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, não há previsão de compromissos oficiais durante o período. O presidente está hospedado no Hotel de Trânsito da Fortaleza, sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea. Um esquema de segurança foi montado no entorno do local.
2 de 4
Bolsonaro abraça crianças sem usar máscara de proteção em Praia Grande, SP — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
Bolsonaro abraça crianças sem usar máscara de proteção em Praia Grande, SP — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
Bolsonaro deixou o forte por volta das 11h, onde parou para tirar foto e conversar com moradores. Em seguida, saiu em direção ao Forte do Itaipu, em Praia Grande, onde chegou às 12h.
Já por volta das 14h, a comitiva de Bolsonaro deixou a fortaleza militar. O presidente parou para cumprimentar a população que o aguardava na frente do forte. No local, abraçou crianças e idosos e tirou dezenas de fotos, sempre sem máscara de proteção. De lá, o presidente entrou no carro para voltar ao Forte dos Andradas, em Guarujá.
3 de 4
Bolsonaro cumprimenta moradores e tira fotos em Guarujá, SP — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
Bolsonaro cumprimenta moradores e tira fotos em Guarujá, SP — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
Bolsonaro retornou ao Forte dos Andradas às 18h, onde parou para tirar foto e conversar com a população. Durante todo o trajeto, o presidente esteve sem máscara de proteção facial.
Em todo o Estado de São Paulo, o uso de máscaras de proteção é obrigatório em espaços públicos para evitar o contágio do novo coronavírus. Quem descumprir o decreto está sujeito à multa. de R$ 500.
No dia 7 de julho, Bolsonaro confirmou ter contraído o novo coronavírus. Na ocasião, o presidente relatou sintomas leves, como mal-estar, cansaço, um pouco de dor muscular e febre de 38 graus. Em 25 de julho, anunciou, em suas redes sociais, que testou negativo para a doença.
4 de 4
Bolsonaro deixou forte e cumprimenta população em Guarujá, SP, no sábado (31) — Foto: Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna
Bolsonaro deixou forte e cumprimenta população em Guarujá, SP, no sábado (31) — Foto: Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna
Já em janeiro de 2020, o presidente esteve durante cinco dias na região, onde também participou da inauguração do Pronto Socorro da Santa Casa de Santos. Durante o carnaval, Bolsonaro também ficou hospedado no Forte dos Andradas em Guarujá.
Em setembro deste ano, o presidente ganhou o título de cidadão vicentino e visitou a Ponte dos Barreiros, em São Vicente. Bolsonaro também visitou a região durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em outubro.
Diversas cidades do interior do estado têm registrado aglomerações em virtude de comícios e carreatas políticas, em meio à pandemia de Covid-19. Em Itaberaí, a cerca de 90 km de Goiânia, a Polícia Militar chegou a usar bombas de gás lacrimogênio para dispersar um grupo de pessoas que se concentrava na Praça Bauduíno da Silva Costa, a principal da cidade, após carreata de uma candidata à prefeitura.
Um vídeo mostra uma multidão aglomerada na praça. A maioria das pessoas aparece sem máscara. Uma pessoa que gravou as imagens e não quis se identificar criticou: “Ninguém com máscara no meio da pandemia”.
Na gravação, é possível ver que, depois que a PM solta as bombas de gás, muitas pessoas saem correndo e a aglomeração é dispersada.
Ao G1, a assessoria da Prefeitura de Itaberaí informou que a gestão não entra em questões da Polícia Militar e que a decisão de usar ou não bombas de efeito moral são do major, que obedece aos decretos estadual e municipal para evitar a disseminação do coronavírus. Ainda segundo a assessoria, o fato ocorreu há cerca de duas semanas.
1 de 3
Apoiadores saíram correndo após PM soltar bombas de gás lacrimogênio, em Itaberaí, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Apoiadores saíram correndo após PM soltar bombas de gás lacrimogênio, em Itaberaí, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Em nota à TV Anhanguera, a assessoria de Gilmar disse que na época do evento não havia regulamentação na cidade e que os participantes foram orientados a usar máscaras e manter o distanciamento.
Também em Quirinópolis, um evento do candidato a prefeito Anderson de Paula (PDT) reuniu várias pessoas em uma das avenidas da cidade. Um vídeo mostra aglomeração e alguns apoiadores sem máscaras. A assessoria do candidato disse que todos os cuidados foram tomados e que vai continuar adotando os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
2 de 3
Evento de candidato a prefeitura de Quirinópolis registrou aglomeração e pessoas sem máscaras, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Evento de candidato a prefeitura de Quirinópolis registrou aglomeração e pessoas sem máscaras, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
No evento do candidato a prefeito de Goianésia Pedro Gonçalves (MDB), os apoiadores não usavam máscaras e ficaram aglomerados em um espaço fechado. A reportagem não obteve retorno da assessoria do candidato.
3 de 3
Evento do candidato Pedro Gonçalves (MDB) reuniu diversos apoiadores em espaço fechado, em Goianésia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Evento do candidato Pedro Gonçalves (MDB) reuniu diversos apoiadores em espaço fechado, em Goianésia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Em nota, a assessoria de Sorgatto disse que foi realizada uma reunião na qual foi respeitada o distanciamento social e que contou com uso de álcool gel e aferidor de temperatura. A assessoria do governador, por sua vez, informou que não iria se pronunciar sobre o assunto, pois Caiado era “apenas convidado do evento”.
Em novembro, agenda conta com assuntos sobre Primeiros Socorros, Suporte Avançado de Vida Adulto e Pediátrico, Arritmia Cardíaca e Parada Cardiorrespiratória Intra-Hospitalar
Com o objetivo de oferecer suporte teórico e prático para todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos na área da saúde, bem como promover a capacitação profissional, o Centro de Simulação e Pesquisa da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realiza diversos cursos no mês de novembro.
Entre as opções para o público geral estão os cursos de identificação de situações de emergência e de prestação dos primeiros socorros, com aulas teóricas e práticas oferecidas em duas datas, 9 ou 12 de novembro.
Já os profissionais e estudantes da área da saúde contam com oportunidades para aprender a realizar o suporte avançado de vida adulto e pediátrico e identificar e tratar arritmias cardíacas, além de obter conhecimentos sobre atendimento de uma parada cardiorrespiratória em adultos.
As aulas acontecerão de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a propagação de Covid-19, no Centro de Simulação e Pesquisa São Camilo, localizado à Av. Pompeia, 1.050 – Vila Pompeia, zona Oeste da capital.
Confira a agenda completa abaixo e agende sua inscrição pelo site www.hospitalsaocamilosp.org.br.
SERVIÇO:
Primeiros Socorros para Leigos
Datas: 09/11
Horário: 14h às 18h
Objetivo: ensinar sobre o que são os primeiros socorros, assim como as situações e procedimentos de emergência realizados, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a vítima se encontra.
Público-alvo: público geral
Investimento: a partir de R$ 60
Suporte Avançado de Vida Adulto Intra-Hospitalar
Data: 11/11
Horário: 8h às18h
Objetivo: capacitar os participantes para o atendimento inicial do adulto, realizando o diagnóstico das principais situações e/ou patologias e tratamento de lesões que levam à morte rapidamente, com ênfase em cardiologia. Seguirá as diretrizes institucionais e padrão internacional do Colégio Americano e ILCOR Association.
Público-Alvo: médicos, enfermeiros, graduandos de enfermagem e medicina no último semestre
Investimento: a partir de R$ 300
Primeiros Socorros para Leigos
Datas: 12/11
Horário: 18h às 21h
Objetivo: ensinar sobre o que são os primeiros socorros, assim como as situações e procedimentos de emergência realizados, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a vítima se encontra.
Público-alvo: público geral
Investimento: a partir de R$ 60
Suporte Avançado de Vida Pediatria Intra-Hospitalar
Data: 16/11
Horário: 8h às18h
Objetivo: capacitar os participantes para o atendimento inicial de crianças, realizando o diagnóstico das principais situações e/ou patologias e tratamento de lesões que levam à morte rapidamente, com ênfase em cardiologia. Seguirá as diretrizes institucionais e padrão internacional do Colégio Americano e ILCOR Association.
Público-Alvo: médicos, enfermeiros, graduandos de enfermagem e medicina no último semestre
Investimento: a partir de R$ 300
Arritmias Cardíacas no Adulto para Não-Especialistas
Data: 18/11
Horário: 8h às 17h
Objetivo: capacitar os profissionais não especialistas em cardiologia para atendimento, visando a identificação e o tratamento das arritmias mais frequentes no pronto-socorro adulto.
Público-alvo: médicos, enfermeiros, graduandos de enfermagem e medicina no último semestre.
Investimento: a partir de R$ 200
Suporte Avançado de Vida Pediatria Intra-Hospitalar
Data: 24/11
Horário: 8h às18h
Objetivo: capacitar os participantes para o atendimento inicial de crianças, realizando o diagnóstico das principais situações e/ou patologias e tratamento de lesões que levam à morte rapidamente, com ênfase em cardiologia. Seguirá as diretrizes institucionais e padrão internacional do Colégio Americano e ILCOR Association.
Público-Alvo: médicos, enfermeiros, graduandos de enfermagem e medicina no último semestre
Investimento: a partir de R$ 300
Parada Cardiorrespiratória Intra-Hospitalar do Paciente Adulto
Data: 26/11
Horário: 8h às 12h
Objetivo: instrumentalizar para o atendimento à parada cardiorrespiratória utilizando os recursos disponíveis nas unidades hospitalares.
Público-alvo: profissionais da saúde
Investimento: a partir de R$ 80
Mais informações: (11) 3677-4405, das 9h às 17h, ou pelo e-mail: [email protected]
Sobre o Centro de Simulação e Pesquisa
O Centro de Simulação e Pesquisa tem por finalidade promover um ambiente de produção de conhecimento científico propício para o estudo e a pesquisa na área da saúde, visando qualificar e garantir atualização profissional de caráter multidisciplinar contínua e de alto padrão aos seus colaboradores e demais profissionais.
Além de instrutores competentes, a metodologia de ensino utilizada permite aos participantes o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisão.
Através da simulação realística, é possível aproximar o ambiente de aprendizagem à vida real, facilitando o aprendizado.
Rede de Hospitais São Camilo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três hospitais modernos na capital paulista, nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, além de um outro em Cotia, especializado em reabilitação e Cuidados Paliativos. O da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI).
As Unidades prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea, além de oferecerem cerca de 800 leitos e um quadro clínico de mais de 4,3 mil médicos qualificados.
Os quatro hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de outras 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 estados brasileiros. No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, fundada por Camilo de Lellis, conta ainda com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Siga o Hospital São Camilo nas redes sociais: @hospitalsaocamilosp
O uso de máscaras é um método recomendado por especialistas para o controle da pandemia do coronavírus. No entanto, há pessoas que relutam em usá-la.
Um estudo no Brasil teve como objetivo delinear os traços de personalidade dessas pessoas que se opõem às máscaras e constatou que elas têm um perfil antissocial. Num podcast da CNN Español, o médico peruano Elmer Huerta, consultor da CNN, analisou a pesquisa.
“Uma notícia publicada na terça-feira no jornal The Washington Post me chamou a atenção. Ela trata do fato de que algumas pessoas em alguns estados dos Estados Unidos relutam em usar máscara, apesar de a epidemia estar afetando gravemente suas regiões. Um desses estados é a Dakota do Norte.
De acordo com o doutor Christopher Murray, diretor do Instituto de Medição e Avaliação da Saúde da Universidade de Washington, citado no artigo do Washington Post, menos de 50% das pessoas usam máscara em Dakota do Norte, embora o estado tenha registrado na última semana um dos maiores números de mortes por Covid-19 no mundo em relação ao seu número de habitantes.
Na opinião do doutor Murray, deveria ser o contrário: quanto mais casos de uma doença ocorrem em um local, mais as pessoas reagem e mudam seu comportamento. Nesse caso, a expectativa seria que, conforme aumentassem as infecções, internações e mortes em uma região, as pessoas usassem máscaras em maior número.
Mas por que isso não aconteceu? Será que a convicção política que polarizou os Estados Unidos que explica esse fenômeno, ou há outra coisa?
Pode haver algo relacionado, por exemplo, à personalidade dos cidadãos”, afirmou Huerta.
A personalidade de quem não usa máscaras
Um estudo brasileiro realizado de março a junho publicado em 21 de agosto na revista Personality and Individual Differences, parece trazer parte da resposta.
Depois de estudar um grupo de pessoas relutantes em usar máscaras, descobriu-se que elas tinham:
– Níveis mais baixos de empatia, que é a capacidade de perceber, compartilhar e inferir pensamentos e emoções de outras pessoas;
– Níveis mais altos de insensibilidade;
– Tendência para o engano e o autoengano;
– Comportamentos de risco.
Segundo os autores, o principal objetivo do estudo foi analisar a relação entre os traços antissociais e o cumprimento das medidas de contenção da Covid-19.
Para isso, estudaram 1.578 adultos brasileiros entre 18 e 73 anos, que responderam ao questionário PID-5, que avalia as características de personalidade e ressonância afetiva de uma pessoa.
A ressonância afetiva é chamada de impulso que um ser humano tem de agir de acordo com os sentimentos causados por outra pessoa.
As questões de estudo
Os participantes também responderam a um questionário sobre a adesão às medidas de contenção da pandemia, como o uso de máscara ou a prática de distanciamento físico.
Os resultados do estudo encontraram dois perfis de pessoas:
– um de padrão antissocial, resistente a medidas de proteção contra a Covid-19;
– um padrão de empatia entre aqueles que cumpriram as medidas preventivas contra o coronavírus.
O perfil antissocial foi relacionado a uma pontuação mais alta no questionário de avaliação de personalidade em características como:
– Insensibilidade,
– Engano,
– Hostilidade,
– Impulsividade,
– Irresponsabilidade,
– Manipulação,
– Ter comportamentos de risco.
De acordo com os autores, esses traços antissociais são característicos de pessoas com diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial.
Os resultados
Esse grupo também teve pontuações mais baixas na ressonância afetiva. Ou seja, ele não foi capaz de reagir de acordo com os sentimentos causados por outras pessoas.
Ao contrário, o perfil do padrão de empatia apresentou maior pontuação na ressonância afetiva e menor pontuação nos traços associados ao transtorno de personalidade antissocial.
Em resumo, as pessoas que relutam em usar máscaras e que desafiam as normas de prevenção teriam mais características associadas a transtornos de personalidade antissocial. E, ao não reagir aos sentimentos provocados por outras pessoas, estariam mostrando que não se importam muito com o bem comum.
Os pesquisadores acreditam que seu estudo pode ajudar as autoridades de saúde a planejar e executar campanhas educacionais voltadas para os diferentes tipos de personalidade dos seres humanos.
O texto original em espanhol pode ser acessado aqui.
Atualmente professor da Universidade Federal, Jefferson Esquina Tsuchida, 37 anos, é da cidade de São Francisco, próximo a Jales, e leciona na Universidade Federal de Lavras, onde recebeu o convite para coordenar o desenvolvimento do projeto de adapta máscara de mergulho para tratamento de pacientes com Covid-19.
A ideia inicial veio do projeto desenvolvido na Itália, em que um médico buscou fazer a adaptação com uma modelagem da peça e impressão 3D. Os testes da universidade mineira começaram após a equipe de alunos da engenharia mecânica entrarem em contato com o fisioterapeuta respiratório de UTI e sentirem a necessidade de um item acessível e que de fato fosse entregue.
Em entrevista ao DLNews, o professor contou que a busca era por um projeto que fosse possível desenvolver. “Eles pesquisaram a respeito dessa máscara, vimos que era uma ideia muito boa e falamos com o pessoas da UTI da Santa Casa de Lavras”.
A adaptação do equipamento de mergulho nada mais é que a retirada do snorkel (parte usada para a respiração debaixo d’água) para que então sejam inseridas as mangueiras que dão acesso direto aos respiradores mecânicos usados em casos graves de Covid.
Algumas correias quem prendem a máscara à cabeça também foram substituídas. Isso porque, segundo Tsuchida, quando utilizada para máscara de mergulho, a pressão da própria água ajuda na fixação do equipamento ao rosto, o que não acontece enquanto respirador. “Agora a gente tem um sistema inverso, é o ar que está sendo inserido dentro da máscara e isso gera uma pressão que tende a tirar a máscara do rosto. Esse foi um dos problemas que tivemos que resolver e manter certinho, sem muitos vazamentos”, explicou.
Tanto em conforto, quanto em segurança e valor, a máscara adaptada supera as convencionais. “O nível de segurança é bem grande, pois a ideia do projeto é ajudar os profissionais de saúde”. O professor diz que no momento da expiração o ar vai diretamente para o respirador mecânico, onde é filtrado, então não tem contaminação no ambiente externo.
Testes mostraram que o índice de vazamento do equipamento é muito maior que a convencional devido a maior vedação no rosto do paciente. Além disso, a máscara garante maior conforto pois mantém espaço entre o equipamento e a face da pessoa, permitindo, inclusive, a comunicação.
Para produção de 20 adaptadores foi gasto cerca de R$ 6 mil com o material, que é a parte mais cara do processo. Isso porque uma certificação é necessária, além de equilibrar a rigidez com a maleabilidade para suportar quedas, por exemplo. Ainda assim, o valor médio das máscara pronta, na faixa de R$ 400, é menor que as máscaras convencionais, que giram em torno de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil.
Tsuchida explica que, em contrapartida do alto custo com material, a máscara em si é mais barata e exige apenas duas variações de tamanho, enquanto a convencional tem até cinco, o que encarece ainda mais o processo de produção.
O uso de máscara – assim como a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social – foi um conceito que os portugueses (e as populações de todo o mundo) tiveram de adquirir com a chegada da pandemia da Covid-19. Neste seguimento, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), decidiu desfazer uma dúvida: “Sabia que a partir dos 10 anos de idade é obrigatório o uso de máscara?”
Este aviso, feito através das redes sociais, frisa ainda que “o uso obrigatório de máscara em espaços públicos é uma medida preventiva fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença”.
De lembrar que a Assembleia da República aprovou, no passado dia 23 de outubro, o projeto-lei do PSD que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos durante 70 dias, uma medida que poderá ser renovada.
Depois de ter sido votado na generalidade, o diploma foi de seguida aprovado em votação final global, contando com os votos favoráveis do PSD, PS, CDS e PAN. PCP, PEV, BE e a deputada JoacineKatar Moreira (ex-Livre) optaram pela abstenção. Iniciativa Liberal votou contra. O deputado único do Chega esteve ausente na votação.
O diploma determina que é obrigatório o uso de máscara – que não pode ser substituída por viseira – aos maiores de dez anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.
Pode haver dispensa desta obrigatoriedade “em relação a pessoas que integrem o mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros” ou mediante a apresentação de um atestado médico de incapacidade multiusos ou declaração médica que ateste que a condição clínica ou deficiência cognitiva não permitem o uso de máscaras.
Também não é obrigatório o uso de máscara quando tal “seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar”.
A fiscalização “compete às forças de segurança e às polícias municipais” e o incumprimento do uso de máscara constitui contraordenação, sancionada com coima entre os 100 e os 500 euros.
Leia Também: AO MINUTO: Mais de 4 mil novos casos; Novo máximo em cuidados intensivos
Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor. Descarregue a nossa App gratuita.
Tamanho Worldwide Máscaras N95-Certificado Mercado 2020 – 2026 ofertas aprendeu e começar a terminar a avaliação da circunstância atual com o Mercado pela cena genuína, oferta Máscaras N95-Certificado Mercado e suposições salariais de 2026 perto geral. Este relatório pode ser uma fonte crítica de rolamento para as associações e indivíduos que oferecem Indústria Estrutura Chain, Estratégias de Negócios e Propostas para imaculada Projeto Investments. Com tabelas e figuras ajudando analisa mercado mundial global Máscaras N95-Certificado, esta pesquisa fornece estatísticas importantes sobre o estado da indústria e é uma valiosa fonte de orientação e direção para empresas e indivíduos interessados ??no mercado. Obter um PDF Amostra do Relatório @ www.360marketupdates.com/enquiry/request-sample/15128621 Mundial Máscaras N95-Certificado concorrência no mercado pelos principais fabricantes, com a produção, preço e receita (valor) e quota de mercado para cada fabricante; os melhores jogadores, incluindo:
Este relatório estuda o tamanho do mercado Máscaras N95-Certificado (valor e volume) por jogadores, regiões, tipos de produtos e indústrias finais, dados do histórico 2015-2019 e dados de previsão 2020-2026; Este relatório também estuda a paisagem concorrência no mercado mundial, os motoristas de mercado e tendências, oportunidades e desafios, riscos e barreiras à entrada, canais de vendas, distribuidores e Análise das Cinco Forças de Porter. Solicitar uma cópia de amostra para entender o impacto da COVID-19 em Máscaras N95-Certificado Mercado @ www.360marketupdates.com/enquiry/request-covid19/15128621 Este relatório também afirma importação / exportação consumo, fornecimento e Figuras demanda, custo, preço, receitas e margens brutas. A análise de mercado global Máscaras N95-Certificado é fornecido para os mercados internacionais, incluindo tendências de desenvolvimento, análise de cenário competitivo, e estado de desenvolvimento regiões-chave. políticas e planos de desenvolvimento são discutidos, bem como a fabricação de processos e estruturas de custos também são analisados. Máscaras N95-Certificado dados por tipo:
Use Civil
Use médica
OutrasAA
Máscaras N95-Certificado dados através de pedido:
valvulado
Unvalved
Obter um PDF Amostra do Relatório @ www.360marketupdates.com/enquiry/request-sample/15128621 Este Máscaras N95-Certificado Pesquisa de Mercado / análise de relatório contém respostas às suas seguintes perguntas Qual Manufacturing Technology é usado para Máscaras N95-Certificado? Que desenvolvimentos estão acontecendo em que a tecnologia? Quais tendências estão fazendo com que estes desenvolvimentos? Quem são os chave global players neste mercado Máscaras N95-Certificado? Qual é o seu Perfil da Empresa, suas informações de produtos e informações de contato? Qual foi Global Market Estatuto dos Máscaras N95-Certificado Mercado? Qual foi Capacidade, Valor da Produção, custo e lucro de Máscaras N95-Certificado Mercado? O que é o mercado atual Estado de Máscaras N95-Certificado Indústria? O que há de competição de mercado neste sector, Ambos Company, e País sábio? O que é Análise de Mercado de Máscaras N95-Certificado Mercado, tomando aplicações e tipos em consideração? O que são projeções de Indústria Global Máscaras N95-Certificado Considerando Capacidade, Produção e Valor da Produção? Qual será o Estimativa de custo e lucro? Qual será Market Share, Abastecimento e Consumo? Que sobre importação e exportação? O que é Cadeia Máscaras N95-Certificado Análise de Mercado pela Upstream matérias-primas e indústria a jusante? O que é Economic Impact On Máscaras N95-Certificado Indústria? Quais são Macroeconômica Análise ambiente global resultados? Quais são Tendências Globais de Desenvolvimento do Ambiente Macroeconômico? Quais são Mercado Dynamics of Máscaras N95-Certificado Mercado? Quais são os desafios e oportunidades? Qual deve ser Estratégias de Entrada, contramedidas para Económicos, canais de marketing para Máscaras N95-Certificado Indústria? Adquirir este relatório (Preço 2900 USD para uma licença de usuário único) @ www.360marketupdates.com/purchase/15128621 Principais benefícios para a compra deste Relatório Máscaras N95-Certificado Mercado: Para obter análises criteriosas do mercado Máscaras N95-Certificado e ter compreensão abrangente do mercado global e sua paisagem comercial. Avaliar os processos de produção, as principais questões e soluções para mitigar o risco de desenvolvimento. Para entender mais afetam a condução e restringindo forças no mercado e seu impacto no mercado global. Saiba mais sobre as estratégias de mercado que estão sendo adotadas pelos principais respectivas organizações. Para entender as perspectivas futuras e as perspectivas para o mercado Máscaras N95-Certificado. Além dos relatórios de estrutura padrão, nós também fornecemos pesquisa personalizada de acordo com necessidades específicas. Principais Pontos da Tabela de Conteúdo: Global Research Report Máscaras N95-Certificado Mercado (2020-2026) pelos fabricantes, regiões, tipos e aplicações 1 Cobertura Estudo 1.1 Máscaras N95-Certificado produtos 1,2 segmentos chave do mercado neste estudo 1.3 Os fabricantes-chave abrangidas 1.4 Mercado por Tipo 1.4.1 global Máscaras N95-Certificado Mercado Tamanho Taxa de Crescimento por Tipo 1.5 Mercado de Aplicação 1.5.1 global Máscaras N95-Certificado Mercado Tamanho Taxa de Crescimento por Aplicação 1.6 Objectivos do estudo 1,7 anos Considerado
2 Sumário Executivo 2.1 global Máscaras N95-Certificado Produção 2.1.1 global Máscaras N95-Certificado Receita 2015-2026 2.1.2 global Máscaras N95-Certificado Produção 2015-2026 2.1.3 global Máscaras N95-Certificado Capacidade 2015-2026 2.1.4 global Máscaras N95-Certificado Marketing de Preço e Tendências 2.2 Máscaras N95-Certificado Growth Rate (CAGR) 2020-2026 2.3 Análise de Cenário Competitivo 2.3.1 Fabricantes Mercado Concentração Ratio (CR5 e HHI) 2.3.2 Principais kkkkk Fabricantes 2.4 Drivers de mercado, tendências e questões 2.5 Indicador macroscópica 2.5.1 PIB para Grandes Regiões 2.5.2 Preço de matérias-primas em dólares: Evolution
3 Tamanho do mercado por fabricantes 3.1 Máscaras N95-Certificado de produção pelo fabricante 3.1.1 Máscaras N95-Certificado de produção pelo fabricante 3.1.2 Máscaras N95-Certificado Mercado Produção Compartilhar por fabricantes 3.2 Máscaras N95-Certificado Receita por fabricantes 3.2.1 Máscaras N95-Certificado Receita por fabricantes (2015-2020) 3.2.2 Máscaras N95-Certificado Receita Compartilhar por fabricantes (2015-2020) 3.3 Máscaras N95-Certificado preço pelo Fabricantes 3.4 Fusões e Aquisições, Planos de Expansão Contínuo . Cerca de 360 ??Atualizações Mercado: 360 Actualizações de Mercado é a fonte credível para ganhar os relatórios de mercado que irá fornecer-lhe a liderança suas necessidades de negócios. A 360 Atualizações Mercado, o nosso objectivo é fornecer uma plataforma para muitos top-notch empresas de pesquisa de mercado mundial a publicar seus relatórios de pesquisa, bem como ajudar os tomadores de decisão na busca de soluções de pesquisa de mercado mais adequadas sob o mesmo teto. Nosso objetivo é fornecer a melhor solução que corresponda às necessidades exatas do cliente. Isso nos discos para lhe fornecer personalizado ou relatórios de pesquisa consorciados. Informações de contato: – 360 Atualizações Mercado Mr. Ajay Mais EUA: +1 424 253 0807 Reino Unido: +44 203 239 8187 [email protected]