Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
O uso de máscaras dentro de veículos não é mais obrigatório em Varginha (MG). Ao contrário do que estipulou a prefeitura na semana passada, agora a utilização foi flexibilizada e, em novo decreto assinado pelo prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante), condutores que estiverem sozinhos nos carros ou acompanhado de membros da família não precisam mais utilizar o equipamento.
Embora não seja mais obrigatório o uso, a prefeitura, no decreto, recomenda que a utilização seja feita por questão de prevenção ao novo coronavírus. Motoristas que exercem atividade remunerada – táxi, condutor de aplicativo e transporte de passageiros – seguem obrigados a fazer uso do equipamento.
O novo documento ainda flexibiliza a utilização de máscaras para crianças menores de dois anos, pessoas incapacitadas e que não conseguem manusear sozinhas as máscaras e quem possua contraindicações por profissionais de saúde – neste caso, é preciso portar a recomendação devidamente assinada.
A flexibilização foi feita apenas nestes casos, permanecendo obrigatório o uso de máscaras para circulação nas ruas a partir do momento em que as pessoas saem de casa.
Uso obrigatório e prisão
A Prefeitura de Varginha passou a obrigar o uso de máscaras para a circulação na cidade a em decreto publicado na sexta-feira (8). Quem estiver sem máscaras protegendo nariz e boca deve responder por crime contra a saúde pública, podendo ser multado e até preso.
E foi o que ocorreu um dia depois em que este decreto entrou em vigor. No sábado (9), um homem foi detido por desacato e crime contra a saúde pública. Ele não estava utilizando máscara e foi agressivo com a Guarda Municipal, que fazia orientação para que o equipamento fosse colocado.
Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
Fonte g1.globo.com