Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
As estátuas de dinossauros de Uchoa (SP), município com seis casos positivos de coronavírus e uma morte causada pela Covid-19, ganharam máscaras.
Segundo a prefeitura, elas foram colocadas pela Diretoria Municipal de Turismo, por meio do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, nesta quarta-feira (20).
Máscara foi colocada por funcionários de Uchoa — Foto: Divulgação/Prefeitura de Uchoa
O objetivo da ação é conscientizar os moradores sobre a necessidade de utilizar máscara para evitar contágios do novo coronavírus.
O uso do equipamento de segurança passou a ser obrigatório em todo o estado São Paulo no dia 7 de maio, por determinação do governador João Doria.
Estátuas ganharam máscara em Uchoa — Foto: Divulgação/Prefeitura de Uchoa
A cidade de Uchoa é conhecida nacionalmente pelas escavações de fósseis de dinossauros e animais que habitaram a região durante o período cretáceo.
No município, existe o Museu de Paleontologia Pedro Candolo. Atualmente, há cerca de 600 fósseis de animais pré-históricos em exposição. Todos foram encontrados na região.
Entre as descobertas, estão os fósseis do Thanos simonattoi, uma espécie de dinossauro carnívora, e a Amabilis uchoensis, uma tartaruga de centímetros que conviveu com animais famintos.
Reprodução de como seria o Thanos e fóssil encontrado dele — Foto: Reprodução/TV TEM
Confira os dinossauros que viviam na região de Uchoa
- Titanossauro: Era herbívoro com mais de 20 metros de comprimento. Fósseis foram encontrados em toda a região noroeste paulista, sendo o maior acervo do museu. Tinha o pescoço e a cauda alongados, andava por toda região em busca de alimento.
- Megaraptora: Animal carnívoro e tinha cerca de 10 metros de altura. Fóssil de uma vértebra e possíveis dentes foram encontrados na região de Ibirá. Era o topo da cadeia alimentar na região e tinha garras potentes.
- Thanos Simonattoi: Parente distante do T-Rex, tinha cerca de 5 metros de altura e era carnívoro. Fóssil de vértebra encontrado em Ibirá. Tinha as patas dianteiras bem curtas.
- Maniraptora: Outro animal carnívoro e tinha cerca de dois metros de comprimento. Diferente dos outros dinossauros, esse era coberto por penas. Foram encontrados dentes e vértebras na região toda.
- Outros animais: além de dinossauros, na região também viviam outros tipos de animais, como peixes e crocodilos pré-históricos, como o baurussuquídeo, peirossaurídeo e o esfagessaurídeo.
Fóssil que mede cerca de dois centímetros foi encontrado em um sítio da região de Ibirá — Foto: Divulgação/Angélica Fernandes
Vértebra de dinossauro é encontrada no interior de SP — Foto: Arquivo Pessoal
Titanossauro (pescoço longo), megaraptora, maniraptores (pequeno à frente), crocodilos e o Thanos: animais que viviam no interior de SP há 80 milhões de anos — Foto: Marcos Lavezo/G1
Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
Fonte g1.globo.com