Uncategorized

Artistas de Goiás transformam máscaras em obras de arte e expõem na internet | Goiás

Por conta da pandemia, artistas plásticos, fotógrafos e pintores de tela começaram a transformar máscaras faciais em obras de arte em Goiás. São mais de 40 artistas que se reinventaram e decidiram expor na internet o trabalho por meio da Galeria Virtual de Goiás.

Além de goianos, a exposição é composta por artistas convidados de São Paulo, Rio Grande de Sul e até de Paris. O projeto foi batizado de ‘Convida’, em alusão à Covid-19, e ressalta a importância da vida com a arte, além de convidar as pessoas a conferirem a exposição.

“Espero que as pessoas visitem nossa página e vejam nossa exposição com muito amor, alegria e vida. Nós usamos o isolamento para fazer arte, levar cor e mostrar criatividade em um acessório que pode proteger você e milhões de vidas. Logo tudo isso vai passar”, diz o curador da exposição, Gutto Lemes.

Dalmo Antônio é artista retratista e não se imaginava pintando máscaras. “Nunca pensei em pintar uma máscara. Minha arte é bem distinta, sou retratista. Mas está sendo interessante participar do projeto”, afirma Dalmo.

As máscaras são feitas de algodão, cetim e até mesmo de material reciclável. Há acessórios com várias pinturas, desde o art déco com o desenho da mureta do Lago das Rosas, em Goiânia, à arte abstrata. Alguns profissionais ainda se inspiraram em máscaras usadas pelos médicos do século 17 durante a pandemia da peste negra.

Os desenhos são pintados a mão sobre as máscaras, seja com canetinha, acrílico ou aquarela. Há também imagens feitas por fotógrafos que são impressas e reproduzidas no tecido das máscaras.

Artistas visuais pintam e reproduzem desenhos em máscaras de proteção, em Goiás — Foto: Gutto Lemes/Arquivo pessoal

Gutto Lemes, que também é artista plástico, conta que viu na internet uma forma de expor o trabalho, pois, devido ao isolamento social, não haveria outra maneira de as pessoas terem acesso à arte.

“A arte nas máscaras são manifestações artísticas, são uma obra de arte e não são para uso. O trabalho tem o objetivo de conscientizar sobre o uso da máscara e também como uma forma artística e histórica de ser lembrada após este momento de pandemia”, conta Lemes.

Após a pandemia, a exposição será realizada de forma presencial. Gutto disse que a intenção é divulgar o projeto por diversas cidades e países.

“Recebi convite de uma artista plástica para expor as máscaras nos Estados Unidos após a pandemia. A exposição está aberta para receber apoio de empresas, principalmente da área da saúde, para que possamos dar amplitude ao trabalho artístico deste momento de pandemia e ainda ajudar os artistas participantes. Posteriormente, parte das máscaras será vendida, e o dinheiro arrecadado será revertido em doação de cestas básicas”, ressalta Gutto.

Máscara feita com desenho de Art e Déco, em Goiânia — Foto: Gutto Lemes/Arquivo pessoal

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *