Como fazer meu filho usar máscara? – Revista Crescer Leave a comment

Mãe colocando máscara estampada na filha (Foto: Pexels)

Mãe colocando máscara estampada na filha (Foto: Pexels)

O uso de máscara nas situações em que a família precisa sair de casa ajuda a proteger o seu filho e as pessoas ao redor do novo coronavírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, apenas os menores de 2 anos não devem utilizar o equipamento por causa do risco de sufocamento. Apesar dos benefícios em tempos de pandemia, nem sempre é fácil convencer as crianças a colocar o acessório. Selecionamentos algumas dicas que podem ajudar nesse momento:

1. Tenha várias opções com estampas dos personagens favoritos da criança

Escolher tecidos com desenhos que a criança gosta ou de sua cor preferida, pode fazer toda a diferença na hora de estimulá-la a usar o equipamento. Ofereça também opções diversas e permita que a criança escolhe o modelo que quer usar no dia. Assim, ela verá o uso como uma decisão e não uma obrigação. E lembre-se, as máscaras devem ter ao menos três camadas de tecido para garantir maior eficiência.

2. Certifique-se de que a máscara é confortável

De acordo com Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra membro da Academia Americana de Pediatria, garantir que o equipamento não cause incômodo é essencial. “Se a criança for utilizar um modelo que prende atrás da orelha, tome cuidado para o elástico não ficar apertado. No caso das meninas, uma boa opção é colocar dois botões nas laterais da faixa de cabelo e prender o elástico da máscara ali, ao invés de nas orelhas. Os meninos podem fazer algo similar com aquelas faixas mais estreitas geralmente utilizadas por jogadores de tênis”, explica Ejzenbaum.

3. Explique a importância de usar máscara

Tenha uma conversa sincera com seu filho explicando que o uso do equipamento nesse momento é importante para a saúde dele e dos outros ao redor. Dê detalhes conforme a idade as perguntas dele. Para simplificar, você pode comparar a máscara ao hábito de lavar as mãos. Procure também se referir ao equipamento de uma maneira agradável, citando, por exemplo, todos os heróis e heroínas corajosos que usam máscaras, ao invés de reforçar, mesmo que inconscientemente, a associação entre o objeto e o medo e ansiedade trazidos pela pandemia do coronavírus.



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte revistacrescer.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close