A solidariedade tocou uma creche localizada no bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina. O Centro Municipal de Educação Infantil Helena Medeiros montou um varal com máscaras disponíveis para doação na porta da escola. A iniciativa busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade para prevenção da pandemia do novo coronavírus. Veja no vídeo acima.
Além do varal com o equipamento de proteção ao coronavírus, há uma faixa com trecho da música “Ai que saudade D’ocê”, de Zeca Baleiro, e um balão com os dizeres: Pare, pegue uma máscara”.
Diretora de creche monta varal com máscaras de proteção para doação à comunidade — Foto: Divulgação
“A gente queria mandar um recado de saudade da nossa rotina, da escola para os alunos. Tivemos a ideia de confeccionar máscaras de proteção, colocamos no grupo da escola, e mães disseram que costuravam e poderiam ajudar. Conseguimos doações e a iniciativa foi crescendo”, disse Adriana Lopes, diretora da CMEI.
A ação começou no dia 26 de maio. Segundo Adriana, foram produzidas mais de 100 máscaras para doação, mas nem todas foram dispostas no varal. Diariamente, são colocadas 20 máscaras à disposição da população, sendo repostas no final do dia pelo vigia da creche ou pela própria diretora.
Diretora de creche monta varal com máscaras de proteção para doação à comunidade — Foto: Divulgação
O varal fica exposto perto do portão da escola, que segue sem expediente por decreto da Prefeitura de Teresina em paralisar as aulas na rede municipal. As pessoas em situação de vulnerabilidade têm prioridade para pegar máscaras, mas o equipamento é disponível para a comunidade.
“Quem vai passando, vai pegando. Preferência para o pessoal da comunidade, mas quem quiser pode pegar. Tem máscara de tecido, de TNT, tudo muito bem feito”, explicou Adriana.
* Estagiário com orientação de Josiel Martins.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
- Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
Fonte g1.globo.com