Uncategorized

Policlínica Regional de Araranguá retomou atendimentos ambulatoriais

Desde segunda-feira, 01 de junho, a Policlínica Regional retomou consultas, exames e outros procedimentos de saúde

Quando os primeiros casos do novo Coronavírus começaram a surgir em Santa Catarina, uma das medidas iniciais tomadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi suspender os atendimentos e as cirurgias eletivas. Agora, quase dois meses depois e seguindo todos os protocolos de controle e segurança, levando em consideração a taxa de ocupação hospitalar na região, o Governo de Santa Catarina autorizou a retomada das cirurgias e consultas ambulatoriais no Estado – procedimentos não considerados de urgência e emergência. O serviço estava suspenso desde o dia 17 março na rede pública e privada de Saúde para reservar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao combate da Covid-19 e permitir a estruturação do sistema de Saúde do Estado.
Uma portaria editada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O documento estabelece o regramento para a retorno das cirurgias. A Policlínica Regional, administrada pelo Instituto Maria Schmitt – IMAS, está seguindo as recomendações da portaria n° 341 e 342 de 20 de maio de 2020, que determina a convocação dos pacientes com consultas já autorizadas no Sistema Estadual de Regulação (SISREG). Somente após isso é que serão liberadas novas agendas para os municípios. Vale ressaltar que todos novos atendimentos gerados permanecem sendo obrigatoriamente regulados pelo SISREG.

Medidas de segurança reforçadas

Devido a pandemia da Covid-19, algumas medidas foram adotadas para maior segurança dos pacientes e colaboradores. Foi implantado um centro de triagem, todos os pacientes e acompanhantes devem estar usando máscara, já os trabalhadores que realizam o atendimento devem estar utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) conforme orientações do Serviço de Controle e Infeção Hospitalar (SCIH) da instituição.
A Policlínica Regional oferece 28 especialidades médicas e retorna atendendo os 15 municípios do Vale do Araranguá. Os agendamentos estão sendo feitos pela equipe da Policlínica preferencialmente pelo número de WhatsApp já instituído ano passado. A unidade seguirá atuando em seu horário de funcionamento normal, de segundas a quintas-feiras das 07 às 17h e na sexta até às 16h.
Segundo o diretor geral do Hospital Regional de Araranguá Rafael Bonfada, o objetivo continua sendo prestar um atendimento humano e de qualidade à população. “Nosso propósito é atender a população da região que precisa de assistência ambulatorial (consultas, exames e procedimentos) assim como os tratamento para COVID-19. Estamos seguindo as orientações da secretaria de Estado da Saúde, retornando as atividades de forma gradual e cumprindo com todas as normas de segurança, tanto para os pacientes quanto para colaboradores”, explica.
A Policlínica Regional assim como as demais unidades hospitalares do estado devem respeitar um limite quantitativo de 50% da capacidade prevista no plano operativo.

Ainda segundo Rafael, a liberação está sendo feita com regramentos. “Deve ser respeitada uma série de condicionantes para que os procedimentos eletivos ocorram. A prioridade do Estado permanece no combate à pandemia no entanto em parceria com a SES estamos trabalhando para assistir a população da melhor forma possível e com qualidade e segurança”, finalizou.



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.uaaau.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *