Uncategorized

Máscaras devem ser usadas onde há transmissão e distanciamento é difícil – 05/06/2020

Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, anunciou nesta sexta-feira novas orientações sobre o uso de máscaras contra a covid-19. De acordo com novas evidências e consultas, a entidade recomenda que as pessoas em locais com transmissão intensa, como o Brasil, usem máscaras não-médicas, seja de pano ou fabricadas em casa. A OMS, porém, aponta que tal máscara deveria ter três camadas.

Nos primeiros meses da pandemia, a agência apontava que as máscaras deveriam ser usadas apenas por profissionais de saúde.

Segundo a especialista da OMS, April Baller, tal recomendação deve ser reforçada principalmente em locais onde é difícil manter distância social. Não há, nesse caso, a necessidade do uso de uma máscara médica. A entidade promete publicar até mesmo um manual sobre como fabricar de forma caseira a cobertura facial, inclusive com tecidos.

Tal uso seria ainda mais importante em transporte público, lojas e onde o distanciamento social não consegue ser mantido.

De acordo com Michael Ryan, diretor de operações da entidade, o uso da máscara neste contexto é, acima de tudo, um “ato altruísta”. “Não é tanto para se proteger, mas para proteger os outros”, disse. A recomendação vem em um momento em que existe uma preocupação crescente diante da transmissão de casos entre pessoas sem sintomas.

A sugestão da OMS é para que o produto conte com três camadas e aponta que poderão ser feitos até mesmo em casa.

Mas Tedros alerta: “máscaras só devem ser usadas como parte de ampla estratégia”. “Sozinhas, não vão te proteger. Isso não mudou”, afirmou. “Usar a máscaras não é um substituto para higiene”, insistiu. Segundo ele, a melhor defesa de um país é ampliar testes e rastrear onde estão os casos.

Entre as recomendações, a OMS mantém o pedido para que aqueles com sintomas fiquem em casa e consultem médicos. Se confirmada a contaminação, a pessoa deve ser isolada e seus contatos devem ser colocados em quarentena. Se tiverem de sair, tais pessoas devem usar máscara médica.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte noticias.uol.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *