Hospital Bom Jesus de Taquara inaugura nova ala voltada à internação psiquiátrica Leave a comment

Blog Giga Medical

Divulgação / Cleusa Silva

Administrado pela Associação Hospitalar Vila Nova, o Hospital Bom Jesus de Taquara conta agora com uma nova ala voltada à internação de pacientes da saúde mental e também dependentes químicos. Inaugurada no último dia 4, a ala psiquiátrica da casa de saúde taquarense inicialmente terá 15 leitos, divididos por setores feminino e masculino, além de um espaço ao ar livre, destinado a atividades de recreação terapêutica e terapia ocupacional.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Durante a apresentação da ala psquiátrica, o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal Molin, explicou que o trabalho de saúde mental do Hospital Bom Jesus será integrado as demais especialidades médicas oferecidas no local, visando proporcionar aos pacientes um amplo atendimento de diagnóstico clínico e situacional de sua doença, além da prescrição de medicamentos e outras medidas necessárias em cada caso. “Nosso serviço de psiquiatria analisará fatores psicológicos que afetam as condições médicas, como reações emocionais à doença, relação com a família, quadros depressivos secundários a problemas clínicos, abstinência a substâncias, emergências como risco de suicídio, entre outras”, relatou o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE





Segundo o secretário municipal de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, os serviços de psiquiatria do Hospital Bom Jesus serão realizados em conjunto pelas equipes do hospital e também da Saúde Mental do município, por meio dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD). “O trabalho desenvolvido pela ala psiquiátrica do Bom Jesus será destinado a pacientes de Taquara e de toda a região, encaminhados para cá por meio da central de regulação de leitos da Secretaria Estadual da Saúde”, explicou o secretário Petry.

Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, agradeceu o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação Hospitalar Vila Nova, em conjunto com a Administração Municipal e com o Governo do Estado, e também a parceria dos clubes de serviço e comunidade em geral, que tem estreitado cada vez mais a relação de proximidade com a casa de saúde do município. “Estamos vivendo atualmente uma nova fase de recuperação da imagem do nosso hospital. Estamos cientes de que essa mudança não ocorre de forma instantânea, mas temos a certeza de que esta etapa será superada. E a inauguração desta nova ala, que volta a oferecer um atendimento de qualidade também no setor de psiquiatria, é uma prova disso. De que o Hospital Bom Jesus voltará a ser uma referência para a nossa região”, analisa o vice-prefeito de Taquara.

Para a representante do governo estadual, a coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Ana Maria Rodrigues, a reabertura do Hospital Bom Jesus foi um dos desafios elencados por ela ao assumir suas funções, em 16 de outubro do ano passado, e que só foi possível ocorrer graças ao grupo de trabalho formado pela Administração Municipal de Taquara, a Secretaria Estadual da Saúde, Ministério Público e Poder Judiciário. “Reabrimos o hospital e sabemos que não é fácil, em um mês e meio, nós termos todos os serviços funcionando a pleno. Existe todo um planejamento feito pela Associação Hospitalar Vila Nova e que está se cumprindo. O próximo passo agora será a reabertura do bloco cirúrgico, programada para ocorrer no dia 1º de julho, que vai ser importante para as cirurgias gerais, cirurgias de urgência, traumatologia de urgência e oncologia cirúrgica”, comemora Ana Maria.

Mesmo não ocorrendo cerimônia oficial, em função da pandemia do novo coronavírus, a inauguração da nova ala psiquiátrica da casa de saúde de Taquara foi prestigiada por diversas autoridades. Além das autoridades já destacadas, também participaram da apresentação o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Guido Mário Prass Filho; o vereador Levi Batista de Lima Júnior (Levi Metanoya), a presidente do Rotary Club de Taquara, Marli Bueno da Silva; o  presidente do Lions Clube de Taquara, Telmo Carlotto; a integrante da Embaixada Feminina de Amor pelo Hospital Bom Jesus de Taquara, Nina Streit; a diretora administrativa do Hospital Bom Jesus, Marizete Dal Molin; o diretor técnico, doutor Jaime Guedes; além de outros representantes da Secretaria Municipal de Saúde, funcionários e amigos do Hospital Bom Jesus.

Divulgação / Cleusa Silva



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.jornalpanorama.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close