Uncategorized

Barcarena: índice de pacientes recuperados é de quase 85%

Blog Giga Medical

O município de Barcarena, localizado no nordeste do Pará, atingiu, nesta terça-feira (09), um importante marco na luta contra a pandemia do novo coronavírus: os pacientes recuperados da covid-19 somam quase 85% dos casos positivos (entre altas ambulatoriais e hospitalares), acima da taxa estadual, que é de 76,8%. Em números totais, segundo o último boletim epidemiológico, são 1.221 confirmações da doença, sendo que 1.024 pessoas já estão recuperadas. A taxa de mortalidade no município está em 5,5%, com 68 óbitos, abaixo da média paraense, que é de 6,6%.

Para quem pula a fogueira da covid-19, a alta hospitalar representa uma segunda chance na vida. O paciente Adilson Xavier, de 38 anos, é um bom exemplo disso. Morador da Vila dos Cabanos, ele passou 11 dias internado, sendo oito no Hospital Wandick Gutierrez e três no Hospital de Campanha, ambos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb). “Ficou a lição de que nós precisamos ser gratos e devemos sempre aproveitar a vida como se fosse o último dia”, disse, emocionado.

Com 80% do pulmão comprometido e necessidade do uso de respirador mecânico, Adilson chegou a duvidar da recuperação. “Apresentei todos os sintomas da doença, como febre alta e perda de olfato e paladar. Logo que fui internado, vi quatro pacientes morrerem e pensei que meu destino seria o mesmo. Por isso que foi uma grande festa quando tive alta médica. Hoje, graças a Deus e aos profissionais da prefeitura, estou recuperado”, comemorou.

Estratégias – No início de maio, durante o pico da doença em Barcarena, o município entrou em colapso e atingiu 100% de ocupação dos leitos hospitalares. Hoje, entretanto, o cenário é completamente diferente. “Com esforço conjunto, inauguramos o moderno Hospital de Campanha e aumentamos a capacidade de atendimento aos casos graves da covid-19. Também estamos abrindo as Unidades Básicas de Saúde nos fins de semana, oferecendo o teste rápido e disponibilizando os medicamentos adequados, o que garante o tratamento certo, logo na fase inicial da doença”, destacou a secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles.

Para fortalecer os índices de isolamento social e alcançar resultados satisfatórios no combate à pandemia, o município também adotou, por meio de decretos, uma série de medidas restritivas, incluindo fechamento do comércio não essencial e das praias, obrigatoriedade do uso de máscara, barreiras sanitárias impedindo a entrada na cidade de pessoas de outros municípios e proibição de aglomerações.

Atualmente, a prefeitura está retomando as atividades paralisadas. No entanto, para isso, todos os setores devem seguir os mais rigorosos padrões sanitários de prevenção e combate ao novo coronavírus. “Vamos garantir o emprego e a economia do município, mas sem abrir mão do bem mais precioso que nós temos: a vida das pessoas”, garantiu o prefeito Paulo Alcântara.

Fonte: Ascom/PMB

Tags


Barcarena
Coronavírus



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte redepara.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *