Uncategorized

Responsabilidade no enfrentamento à pandemia

Blog Giga Medical

Desde março, primeiro mês da pandemia do coronavírus, até agora, o incremento de leitos exclusivos de Enfermaria e UTI na rede pública de Jundiaí é de 1100%.  Em nossa cidade, implementamos um Plano de Enfrentamento e Contingência à covid-19 e, no que envolve a rede hospitalar, atuamos com o chamado sistema de transbordamento. Isso significa que os recursos da rede hospitalar vão sendo alocados conforme o alcance de 80% da taxa de ocupação dos leitos.

Tendo o compromisso com a saúde como prioritário, nesta semana, concluímos mais uma etapa deste planejamento, com a instalação de 25 leitos que vão servir de retaguarda para o Hospital São Vicente de Paulo. A estrutura está preparada na sede do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy. Neste momento, em razão das etapas de ampliações cumpridas, não há necessidade imediata de uso da ala de retaguarda. No entanto, a incerteza gerada pela doença exige planejamento por parte dos governos. Foi o que fizemos.

A escolha pelo 12º GAC se deu pela economicidade. O investimento aplicado de R$ 60 mil foi consideravelmente menor caso optássemos pela montagem de um hospital de campanha convencional, como temos visto Brasil afora. Além da economia de recursos públicos, o ganho também é estrutural e na assistência dedicada aos pacientes – ao invés de tendas e lonas, estrutura de alvenaria e completa para manter o ciclo de qualidade do tratamento prestado pelo São Vicente.

A transparência e o uso responsável dos recursos têm sido norteadores em todas as ações que temos desempenhado no enfrentamento à pandemia. Nossa equipe está focada no propósito de informar com clareza todas as providências tomadas, desde o boletim epidemiológico com o detalhamento dos casos até o valor investido em cada EPI.

Quem acessa o portal dedicado a prestar informações específicas sobre as ações feitas em nossa cidade, o www.jundiai.sp.gov.br/coronavírus, tem todas as ferramentas de consulta de dados dos testes rápidos, mapeamento completo dos casos (incluindo o mapa de calor, que mostra a distribuição por bairros) e serviços em um único endereço.

Em um período em que todos lidamos com uma doença totalmente desconhecida entendemos como responsabilidade dos gestores públicos oferecer um eixo de ação coerente sobre todo o cenário, sem omissão.

Luiz Fernando Machado é prefeito de Jundiaí

Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/responsabilidade-no-enfrentamento-a-pandemia/

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.jj.com.br

Related Posts