Gramado, Canela e Nova Petrópolis entram em “bandeira vermelha” Leave a comment

Blog Giga Medical

A Região da Serra Gaúcha, que inclui dezenas de municípios dentre eles Gramado, Canela e Nova Petrópolis, foi classificada com a bandeira vermelha pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo governo do Estado no início da noite deste sábado (13). A partir desta segunda-feira (15), não poderá funcionar o comércio varejista não essencial e diversos serviços, como academias, cabeleireiros e eventos religiosos. Essa suspensão será por pelo menos 15 dias.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Na região de Caxias do Sul, os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 cresceram 173,9% entre as duas semanas, passando de 23 para 63 hospitalizações. Mesmo sem considerar a alteração na faixa de corte, a região teria obtido a bandeira preta nesse indicador.

Gramado e Canela não tiveram este crescimento, mas são incluídos por estarem na Região da Serra Gaúcha.

O Estado registrou quatro situações de bandeira vermelha nos cálculos do modelo de Distanciamento Controlado. As regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana passaram de bandeira laranja para vermelha nesta sexta rodada do modelo, divulgada neste sábado (13/6) e que entra em vigor na próxima segunda-feira (15/6), com vigência no mínimo nas duas próximas semanas. Nas demais regiões que permaneceram na classificação amarela ou laranja, a validade vai até 21 de junho.

Alerta

“Os indicadores dessas regiões apuram que há aumento de contágio e menor disponibilidade hospitalar de atendimento. Não é motivo para pânico, mas é um alerta de que precisamos reduzir essa velocidade de contágio para evitar que, lá na frente, haja um colapso do sistema hospitalar. É assim que conseguiremos proteger a todos no nosso Estado. Reforço meu apelo a todos aqueles que estão nessas regiões para que atendam às diretrizes dos protocolos, e a todos que puderem, que fiquem em casa”, declarou o governador Eduardo Leite.

Gramado

O feriado de 12 de junho (Dia dos Namorados) abarrotou Gramado, que extrapolou o limite estabelecido. Filas de espera de até 90 minutos em restaurantes e engarramentos de centenas de carros.

De acordo com o editor do informativo Front Desk, José Justo, de Porto Alegre, passaram de quinta a sábado pelas três entradas do pólo Gramado em torno de 35 mil veículos, sendo que 11 mil permaneceram na região das duas cidades Gramado e Canela, que operam em torno de 30 mi leitos. “Foi o efeito Dia dos Namorados. Amanhã, toda a região da Serra Gaúcha, que engloba grandes cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, além das cidades turísticas da Região das Hortênsias, passam ao status de bandeira vermelha, um passo antes do Lockdown”, afirma Justo.

Negociação com o governo Estadual

Uma reunião na tarde deste domingo entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Serra ficou decidido uma reunião com o governador do estado para remapear a Serra Gaúcha. “Querem dar tratamentos distintos para a região, já que existe a região industrial e a região turística”, concluiu Justo.

 

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte diariodoturismo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close