Blog Giga Medical

Desde abril que todas as pessoas que precisam sair às ruas de Araraquara devem usar máscaras como uma das formas de proteção contra a covid-19. Podem ser as de tecido, costuradas em casa, ou as descartáveis. Já as cirúrgicas, em falta nos hospitais, devem ficar restritas a médicos e profissionais de enfermagem.
Entretanto é importante que todos usem a máscara da forma correta: cobrindo completamente o nariz e a boca, sem vãos laterais. Segundo médicos, manusear ou descartar o equipamento da forma errada pode aumentar o risco de contaminação.
“O uso da máscara é uma das formas de evitar a proliferação do coronavírus, mas reforçamos que neste momento o isolamento social ainda é muito importante”, diz a secretária municipal de saúde, Eliana Honain.
PROTEÇÃO
A máscara funciona como uma barreira: quem já estiver contaminado não vai espalhar gotículas com o vírus ao falar, tossir ou espirrar, por exemplo. E aqueles que estiverem saudáveis também terão uma proteção no rosto para que as mucosas da boca e do nariz não entrem em contato com partículas contaminadas.
Sendo assim, a função da máscara é cobrir as “portas de entrada e de saída” do vírus no organismo. Daí vem a importância de jamais deixar os lábios e as narinas expostos.
Para que a proteção seja efetiva, o ideal é que a máscara cubra o nariz inteiro e desça até o queixo, de modo que não sejam formados vãos por onde gotículas possam entrar. Atenção, o equipamento não vai se mover pelo rosto.
“Para usar corretamente, a pessoas precisa colar pelo elástico e não tocas na máscara por fora. É importante ressaltar que a máscara tem dois sentidos, proteger você e o outro, senão usar corretamente a máscara não está cumprindo seu papel”, acrescenta Honain.
VEJA DICAS
– Não use máscaras largas para o seu rosto, a máscara deve se ajustar perfeitamente;
– A máscara deve cobrir o nariz e a boca e se ajustar nas bochechas;
-Não tire a máscara de deixe pendura no queixo ou no pescoço;
-Não deixe a máscara em mesas ou jogada dentro da bolsa;
– Depois de colocada, não toque na máscara;
– Tire a máscara de trás para frente pelo elástico;
– Assim que retirar a máscara descarte-a (no lixo ou coloque para lavar);
– Lave bem as mãos antes e depois de colocar e de tirar a máscara;
– Troque a máscara de duas em duas horas;
– Lave a máscara com água e sabão, pode usar o ferro para reforçar a esterilização.
Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares
Fonte www.acidadeon.com