Uncategorized

Hospital em Sorocaba terá mais dez vagas de UTI em julho

Blog Giga Medical

Respiradores para equipar os novos leitos já foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde

Nesta terça-feira (16), no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), das 11 vagas de UTI, dez estavam ocupadas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/5/2020)

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) contará, em julho, com mais dez vagas de UTI para atendimentos à Covid-19. A informação foi repassada ontem pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), organização social que administra o hospital.

De acordo com Maristela Honda, vice-presidente do Seconci-SP, já houve a disponibilização de dez respiradores pela Secretaria de Estado da Saúde para a unidade e o funcionamento dos novos leitos depende, por exemplo, de questões burocráticas. “Não são só os respiradores, tem o custeio dessas UTIs. Mas esperamos que esses leitos possam funcionar o mais breve possível”, comenta.

Os equipamentos serão preparados em um local onde já funcionou no CHS como UTI. “Tudo funcionará conforme os leitos que já temos, da mesma forma, com os mesmo procedimentos e o mesmo protocolo. Nada muda”, garante. “É para atender 48 municípios, mais que isso: é para atender quem tem necessidade, para salvar vidas”, diz.

Ainda conforme Maristela, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba conta atualmente com 373 leitos e a taxa de ocupação beira o 100%. O CHS conta atualmente com 30 leitos de UTI. De acordo com a vice-presidente, o local é retaguarda para o atendimento de Covid-19, a doença provocado pelo novo coronavírus.

Entretanto, desses leitos de UTI, somente dez vagas são dedicadas à doença. “As pessoas precisam sentir que o Regional é um mãe para a região. Nós não paramos”, diz Maristela sobre o CHS. Em relação à pandemia do novo coronavírus, ela faz questão de opinar com relação ao que é essencial neste momento. “É muito difícil de lidar com ele [o vírus]. Eu quero que a gente saia da pandemia logo e o recado é esse: não saia de casa sem necessidade, ame sua família e respeite as regras, principalmente com relação ao uso de máscara. Não vá para onde você não precisa ir”, finaliza.

Ocupação alta

A taxa de ocupação de leitos, em Sorocaba, ficou acima dos 84% na rede pública ontem, conforme o censo diário divulgado pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). A situação mais dramática era a da Santa da Casa. A instituição estava com 100% de ocupação, tanto nos seus 20 leitos clínicos, quantos nos 30 leitos de UTI.

No Adib Jatene — novo regional — dos 30 leitos de UTI, 27 estavam ocupados. Já nos leitos clínicos, dos 15 leitos da unidade, 11 estavam ocupados. No Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), das 11 vagas de UTI, dez estavam ocupadas. Na parte clínica, das oitos, duas estavam ocupadas.

Na rede privada, o hospital Unimed tinha a maior taxa de ocupação. Na UTI, era de quase 87%, sendo que das 15 vagas, apenas duas estava disponíveis. Com relação aos leitos clínicos, quase 80% dos 24 estavam ocupados, ou seja, havia 20 pacientes.
No hospital Samaritano, das 26 vagas disponíveis para casos clínicos, 16 estavam ocupadas, com índice acima de

38%. No caso das UTIs, a situação era mais complicada, com taxa de ocupação de 90%.
A situação do hospital Evangélico era a mais tranquila, com dez das 14 vagas de leitos clínicos desocupadas. Com relação às vagas de UTI, das 15 disponíveis, dez estavam sem pacientes. (Marcel Scinocca)



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.jornalcruzeiro.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *