Uncategorized

O uso de máscaras de proteção inspira artistas em trabalhos bem criativos durante a quarentena!

Blog Giga Medical

Foto Reprodução

Ýrúrarí Jóhannsdóttir cria máscaras e roupas de tricô com vários elementos 3D

Desde o início da quarentena, tenho falado tanto sobre arte em tempos de pandemia quanto de máscaras (clica aqui pra ver o vídeo sobre o movimento #MáscaraParaTodos) e equipamentos de proteção (clica aqui). Mas, além das máscaras de proteção utilitárias, tem gente que está transformando esse acessório em arte – “obras”dignas do Museu de Arte Covid!

Na Groenlândia, Ýrúrarí Jóhannsdóttir, estilista especializada em tricô, postou sua primeira criação em 07/04 e logo viu seu trabalho publicado no site da Vogue! Ela brinca literalmente com caras, bocas e línguas, criando extensões da máscara em 3D aplicadas à máscara convencional de algodão duplo.

Foto Reprodução

A interpretação artsy de Sara Galofre (à esq.) e de Gabriel Gariba em posts no Insta @mas.corona

No Brasil, o Insta @mas.corona reúne mais de 1.300 imagens de máscaras artísticas, bem bacana. E em Belo Horizonte, MG, o fotógrafo de moda Márcio Rodrigues tem feito retratos à distância para documentar a quarentena. Além disso, ele também construiu uma máscara com embalagens que seriam descartadas mas que não foram coletadas pra reciclagem devido ao isolamento social. Em tom de denúncia, ele escreve na foto publicada em seu Instagram: “O Caminhão do Reciclável não passa há 20 dias”.

Foto Reprodução

A máscara-instalação do fotógrafo Márcio Rodrigues feita com lixo acumulado devido à suspensão da coleta do lixo reciclável durante o isolamento social

Na Áustria, o artista Matthias Kretschmer começou a criar máscaras em meados de abril, quando foi instituído o uso obrigatório em seu país. Desde então, Matthias já produziu mais de 50 máscaras – uma por dia -, com referências ao cinema, teatro e cultura pop em geral, numa grande manifestação artística.

O austríaco Matthias Kretschmer traz referências da cultura popular e brinca de Frida Kahlo (à dir.)

Já na Rússia, um artista está produzindo máscaras para seres não-humanos – no caso, os indivíduos de sua coleção de artrópodes preservados! Anatoly Konenko é um dos microminiaturistas mais famosos de seu país e entrou no Guinness Book of World Records por criar o menor livro do mundo em 1996. O artista já fez máscara para caranguejo e até para grilo, cujo acessório chega a ter o tamanho de um grão de arroz!

Foto Reprodução

As micromáscaras criadas por Anatoly Konenko para caranguejo e grilo podem ser do tamanho de um grão de arroz!

Tags: Anatoly Konenko  Brasil  covid-19  Márcio Rodrigues  Mas.corona  máscara  Máscara para Todos  Matthias Kretschmer  reciclagem  Rússia  tricô  Ýrúrarí Jóhannsdóttir



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.lilianpacce.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *