Complexo Hospitalar da Ufba registra 141 casos positivos da Covid-19 entre funcionários | Bahia Leave a comment

Blog Giga Medical

Desde o início da pandemia do coronavírus, 141 profissionais do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. As informações foram confirmadas pelo hospital, que é vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao todo, o Hupes tem 2.640 funcionários e realizou mais de 300 testes.

Em nota, o hospital informou que “segue rigorosamente protocolos assistenciais para trabalhadores, estudantes, residentes e professores do hospital” e que “qualquer trabalhador que apresente algum sintoma respiratório é encaminhado para avaliação médica em ambulatório exclusivo” da unidade. Neste caso, os profissionais são testados, afastados das atividades e colocados em monitoramento.

A unidade de saúde garante que segue protocolo de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os trabalhadores e que não há falta desses itens no hospital. Alguns EPIs foram doados pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA), pela Faculdade de Farmácia da UFBA, Sociedade Brasileira de Pneumologia, dentre outras instituições.

O hospital informou também que não é referência para pacientes com coronavírus na Bahia, mas “está devidamente preparado para assistir os pacientes internados que apresentem suspeita de síndrome respiratória”.

Veja a nota completa divulgada pelo Hupes:

O Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos vinculado à Universidade Federal da Bahia e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Hupes-UFBA/Ebserh) informa que segue rigorosamente protocolos assistenciais para trabalhadores, estudantes, residentes e professores do hospital. Desde o início da Pandemia do Coronavírus, em março deste ano, 141 profissionais testaram positivo para Covid-19, de um total de 2.640 funcionários.

Qualquer trabalhador que apresente algum sintoma respiratório é encaminhado para avaliação médica em ambulatório exclusivo no hospital – criado para atender a demanda de funcionários com sintomas – realizado testagem para Covid-19, afastado de suas atividades e permanece em monitoramento.

“Criamos um ambulatório para investigação das pessoas que tem sintomas respiratórios. Pretendemos testar todos os nossos trabalhadores para IGM ou IGG (que indica se a pessoa está portando o vírus ou se já criou anticorpos). Temos um programa consistente de atenção e proteção aos trabalhadores e aos usuários do SUS”, disse o superintendente do Hupes, Dr. Antônio Carlos Moreira Lemos.

O Hupes não é referência de coronavírus no estado, mas está devidamente preparado para assistir os pacientes internados que apresentem suspeita de síndrome respiratória. Esses seguem rigoroso protocolo assistencial, são encaminhados para enfermaria exclusiva, realizam exames e caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado via Central de Regulação para uma das unidades de referência no Estado.

O hospital segue à risca o protocolo de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os trabalhadores visando o combate à Covid-19. No momento, não há falta desses itens na Unidade, trabalhamos para manutenção dos estoques, ainda que exista uma escassez de EPI no mercado global. Temos contado com doações de EPIs de algumas instituições como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA), a Faculdade de Farmácia da UFBA, Sociedade Brasileira de Pneumologia, dentre outras, para reforço dos estoques.

Confira mais informações do estado no G1 Bahia.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close