Uncategorized

Estoque de sedativo nas UPAs é suficiente, desde que número de casos graves de covid-19 se mantenha Jornal da Manhã

Blog Giga Medical




24/06/2020 – 15:32:24.
– Por Carol Rodrigues

Última atualização: 24/06/2020 – 15:55:25.

Foto/Jairo Chagas

Fluxo de atendimento nas UPAs é menor se comparado com outras instituições de saúde em Uberaba, informa coordenador clínico

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Parque do Mirante e São Benedito não registram, neste momento, desabastecimento do medicamento usado na intubação e manutenção sedativa do paciente com graves sintomas respiratórios provocados pela covid-19 ou outras doenças, informou a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) na terça-feira (23). “Entretanto, se houver um crescimento de casos graves [de covid-19], há uma preocupação pela falta desse tipo de droga”, pondera o coordenador clínico das UPAs, Thiago Borges.

Leia também: Hospital Regional tem estoque de sedativos só para mais uma semana

O médico explica que o uso desse tipo de droga nas unidades é menor se comparado ao fluxo de atendimento registrado no Hospital Regional (HR) José Alencar, Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

Borges também aponta que o tempo de utilização do medicamento nas UPAs é inferior, devido à transferência rápida do paciente entubado para uma unidade hospitalar da rede. Além disso, as UPAs possuem menos leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que outras unidades hospitalares da cidade. “Dessa forma, o que temos no estoque hoje é suficiente para atender à demanda dos atendimentos, dentro do fluxo que estamos acompanhando nos últimos meses”, declara.

Quanto ao temor pela indisponibilidade da droga, o coordenador clínico posiciona que a equipe de gestão acompanha de perto a evolução das notificações da covid-19 junto à Secretaria de Saúde. Também manifesta que a Funepu está em contato com fornecedores para entrega em regime de urgência, caso necessário. 

Leia mais

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte jmonline.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *