Em visita nesta quinta-feira, o meia do Inter, D’Alessandro, realizou uma doação ao Grupo Hospitalar Conceição. A instituição é uma das referências no Estado no combate à pandemia de Covid-19.
O meia do Inter fez a doação de equipamentos para atividades físicas. A doação foi feita por meio de uma parceria com a Health Club Brasil.
O meia D’Alessandro exaltou os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, com desgaste físico, mental e emocional. “A gente espera que os profissionais possam aproveitar as estruturas e relaxar em alguns momentos, com o uso dos equipamentos”, comentou.
Incentivar a população a desrespeitar as medidas de combate à pandemia de covid-19 previstas em decretos estaduais e municipais é um crime previsto no artigo 286 do código penal – no caso, incitação ao crime de “infringir medida sanitária que tenha como objetivo evitar a propagação de doença contagiosa” (art. 268 C.P.) – e, por isso, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) irá investigar a conduta do Deputado Estadual Jessé Lopes (PSL), que usou as suas redes sociais para estimular seus seguidores a saírem de casa sem máscaras neste feriado.
O procedimento investigatório criminal será instaurado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC nesta terça-feira (3-11). A investigação vai analisar as publicações do Deputado Jessé em sua conta no Twitter feitas no sábado (31/10). Na primeira publicação, por volta das 22h de sábado, o parlamentar publicou o seguinte texto: “Neste feriado SAIA de CASA!! Vá viajar, vá no parque ou na praia!! E se puder NÃO USE MÁSCARA!”.
Decretos estaduais que definem as medidas sanitárias contra a covid-19 proíbem frequentar as praias para tomar banho de sol ou para o lazer, sendo permitida apenas a prática esportiva individual, na orla marítima. Os decretos também tornam obrigatório o uso de máscaras na rua, em parques e em qualquer atividade ao ar livre.
As declarações do Deputado Estadual ocorrem justamente no momento em que Santa Catarina registra uma nova onda de aumento de casos de covid-19 e as redes hospitalares pública e privada voltam a apresentar a lotação dos leitos de enfermagem e de UTI em níveis superiores a 84%, em algumas regiões, sendo que muitas unidades já estão com a lotação esgotada.
Nas regiões litorâneas com maior incidência de movimento turístico, como Florianópolis e Balneário Camboriú, a Unimed já suspendeu os procedimentos cirúrgicos eletivos devido à lotação da rede hospitalar com pacientes de covid-19.
Esse quadro é resultado direto da superlotação das praias registrada no último feriadão, do dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10), segundo as autoridades de saúde e especialistas da área. O agravamento da situação fez com que o MPSC recomendasse aos Prefeitos Municipais de Florianópolis e Balneário Camboriú a adoção de ações mais rigorosas de fiscalização durante o feriado de Finados. Em Imbituba, o Município de comprometeu com o MPSC a aumentar a fiscalização e a restringir o acesso ás praias por meio de um decreto que suspendeu alvarás e licenças para o comércio na orla e proibiu a permanência de pessoas na faixa de areia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as autoridades sanitárias do Estado e dos municípios, o uso de máscaras – não apenas em estabelecimentos comerciais e ambientes fechados, mas nas atividades desenvolvidas ao ar livre – já demostrou ser uma das medidas mais efetivas até o momento para evitar a propagação da covid-19, já que ainda não há tratamentos cientificamente comprovados contra a doença e a prevenção contra o contágio só pode ser efetuada por meio de ações que minimizem as possibilidades de contaminação pelo ar – as máscaras reduzem as chances de que uma pessoa seja infectada por meio da respiração – e pelo contato direto com o vírus, como a higienização com o uso de do álcool 70%.
Apesar da aglomeração, a Represa do Broa em Itirapina registrou baixo movimento no feriado de Finados, em comparação com o feriado anterior de 12 de outubro.
Segundo o vendedor ambulante, Rafael da Silva, foi registrado o aumento da movimentação no último domingo.
A maioria dos banhistas não estavam usando máscaras, assim como no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na data, a represa foi reaberta aos turistas depois de ficar sete meses fechada por causa da pandemia da Covid-19 e apresentou lotação.
Morreu neste domingo, 1º, mais um paciente transferido em decorrência do incêndio do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio, na última terça-feira. O sexto óbito confirmado foi de um idoso de 93 anos, levado para o Hospital de Campanha do Riocentro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o paciente estava em estado grave e entubado e com teste positivo para covid-19. Dos 44 pacientes transferidos para a rede municipal de saúde, 22 permanecem internados e outros 19 tiveram alta médica, informou a secretaria. Três pacientes morreram.
Na sexta-feira, 30, a Defesa Civil do Rio interditou o Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso, após técnicos do município terem identificado risco à estrutura em decorrência do incêndio. Os outros prédios que compõem o complexo hospitalar não chegaram a ser atingidos pelo fogo e podem funcionar normalmente.
Segundo o Ministério da Saúde, na próxima quarta-feira os prédios 3, 4, 5 e 6 do hospital retomam suas atividades. Terão continuidade as consultas ambulatoriais, sessões de quimioterapia, entrega de medicamentos oncológicos, realização de exames laboratoriais e retirada de resultados e doação de sangue.
Emergências, cirurgias, internações, hemodiálise e exames de imagens, que funcionavam no prédio afetado, permanecem suspensos temporariamente até a conclusão dos reparos necessários. A Pasta informa que o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, localizado no prédio 2 do complexo hospitalar, passará por avaliação técnica para o retorno dos atendimentos.
A apuração dos fatos que levaram ao incêndio segue em andamento e em paralelo será feito o mapeamento dos problemas deixados pelo incidente.
Veja também
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
Campinas vai ampliar testagem para familiares e colegas de trabalho de assintomáticos (Foto: Denny Cesare/Código19)
Campinas vai ampliar a aplicação de testes PCR de covid-19 para contactantes de pacientes assintomáticos do novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura de Campinas, foram disponibilizados 20 mil exames PCR pelo Ministério da Saúde e eles serão utilizados em familiares e colegas de trabalho dos infectados sem sintomas.
A informação foi divulgada em transmissão ao vivo do prefeito Jonas Donizette (PSB) na tarde desta quarta-feira (14). Essa testagem a mais nos contactantes ainda não tem data para começar, pois o pedido dos kits extras foi feito ao governo federal nesta semana.
Atualmente, segundo o secretário de Saúde Carmino de Souza, o acordo com o Instituto Butantan prevê a realização do exame apenas em pacientes com sintomas gripais. Com o reforço de testes do Ministério, a proposta agora é expandir a testagem para os contactantes do paciente assintomático.
“Queremos quebrar de uma vez por todas a cadeia de transmissão. É o último elo dessa corrente. Hoje a gente para no sintomático”, disse ele. Carmino explicou ainda que o PCR detecta o vírus de forma precoce.
“É o exame mais precoce, pois são poucos dias de persistência de vírus, de 5 a 7 dias. Muitas pessoas têm o vírus e são assintomáticas. Além disso, tem os pré-sintomáticos, que é quando a pessoa tem o contato, alberga o vírus, não tem sintoma e só vai ter em 3, 4 dias depois. Por isso, esse exame detecta a fase aguda da doença”, disse.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a proposta é expandir essa testagem para outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Conversei com a DRS (Departamento Regional de Saúde) 7 (de Campinas) e queremos que esse número de testes seja expandido”, afirmou.
O prefeito disse ainda que hoje de cada 10 testes PCR realizados em Campinas, apenas um dá positivo. A cidade confirmou hoje ainda mais 8 mortes e passou dos 35 mil casos de covid-19.
OXÍMETRO
Ainda na live desta quarta-feira, a Prefeitura divulgou balanço do programa piloto a de testagem em massa na população idosa utilizando oxímetros – aparelho que mede a oxigenação no sangue. A intenção é identificar pacientes com mais de 60 anos que possam estar infectados com o novo coronavírus.
Segundo a Administração, até o momento 486 pacientes já foram monitorados, sendo que destes 11 chegaram a ser internados e nenhum faleceu. O programa foi implantado na região Sudoeste de Campinas, no distrito do Ouro Verde. A princício, dois Centros de Saúde fariam o acompanhamento, mas depois o plano foi expandido para toda a região.
O projeto, segundo Carmino, se mostrou factível e barato. Ele é feito acompanhando a queda na saturação do oxigênio no sangue, um dos principais indicativos da forma grave da covid-19. Em alguns casos, os agentes de saúde faziam acompanhamento por telefone ou faziam visitas aos pacientes. Em outros, eles acompanhavam sozinhos o oxímetro.
“Acredito que salvamos vidas. Nós identificamos pessoas que não saberíamos (sem o oxímetro) dessa hipoxemia silenciosa. Eles foram monitorados mais de perto. Alguns deles não foram internados em uti e receberam alta”, disse a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea Von Zuben.
O Hospital Santa Rita, em Vitória, recebeu a certificação Black Diamond (Diamenta Negro), a certificação máxima da empresa 3M. Trata-se de um Programa de Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização, que reconhece hospitais que adotam boas práticas no Centro de Material e Esterilização (CME).
O programa tem como objetivo contribuir para a qualidade e segurança nos processos, fundamental para ajudar a reduzir os riscos de infecção hospitalar. A empresa 3M possui um rigoroso Programa de Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização e, por meio dele, reconhece hospitais que adotam as boas práticas no CME.
O diretor Geral do Santa Rita, Carlos Clayton Lobato, enalteceu o trabalho de todos os profissionais envolvidos nesses processos, pois o Black Diamond avalia, inclusive, a capacitação técnica da equipe, se os protocolos são corretamente seguidos, o cumprimento de resoluções, recursos tecnológicos, informações e diretrizes internacionais. “Estou muito orgulhoso dessa competente equipe. Parabéns a todos”, comemorou.
Além dessa nova certificação, o CME do Santa Rita é reconhecido pela Certificação Ouro da 3M, Certificado Pró-Sustentabilidade e regulamentado pelos requisitos da RDC da Anvisa nº 15, de 15 de março de 2012, que tem como objetivo estabelecer as exigências para as boas práticas e funcionamento dos serviços que processam produtos para a saúde.
Além da desidratação, Pazuello relatou febre e dores de cabeça
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu alta hospitalar no fim da manhã deste domingo (1º), segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.
Pazuello estava internado desde a noite de sexta-feira (30), quando apresentou um quadro de desidratação em decorrência da Covid-19.
“Pazuello está bem e já recuperado do quadro de desidratação. O ministro será monitorado pela sua equipe médica das Forças Armadas até a total recuperação da Covid-19”, disse o Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a assessoria, “não houve necessidade de medidas de suporte como suplementação de oxigênio”.
O ministro já tinha enfrentado um quadro de desidratação na última semana, quando foi diagnosticado com a Covid-19. Pazuello também relatou sentir febre e dores de cabeça.
Porque as flores foram recém-trocadas e ainda estão se desenvolvendo, não é possível enxergar o desenho da máscara por completo (Foto: Erika Ede / Divulgação)
O icônico Puppy de Bilbao, na Espanha, agora está pronto para o “novo normal”. A grande escultura floral em formato de cachorro, do artista norte-americano Jeff Koons, recebeu uma máscara de flor como um gesto de empatia e forma de encorajar os cidadãos a se protegerem contra a pandemia da Covid-19.
Localizada na entrada do Museu Guggenheim de Bilbao, a obra aproveitou a mudança floral, que costuma ser feita no outono, para se transformar. Segundo o centro de arte contemporânea, nesse momento, o desenho da máscara poderá ser apenas intuído e imaginado, uma vez que as plantas demoram algumas semanas para florescer. Assim, poderá ser melhor apreciado em breve.
Em uma nota, Jeff Koons afirmou que “é uma honra que o Puppy possa comunicar a importância de usar uma máscara nestes tempos de pandemia”. Koons explicou que um cidadão de Bilbao lhe enviou uma carta perguntando se ele era poderia colocar uma máscara no Puppy, “o que me pareceu uma ideia fantástica. Adorei que o Museu concordou e agora, equipado com uma máscara de flores brancas e azuis, a obra pode expressar a importância de usar uma máscara para se proteger contra a propagação do coronavírus”, disse.
A máscara de flores brancas e azuis serve para conscientizar a população para os cuidados contra o coronavírus (Foto: Divulgação)
“Um dos atos mais importantes que podemos fazer um ao outro durante esta pandemia é compartilhar informações sobre como podemos proteger uns aos outros. Posso imaginar que o cachorro apreciou todo o amor demonstrado por ele e está tão feliz em comunicar segurança e bem-estar para os cidadãos de Bilbao e do mundo”, acrescentou.
Puppy está presente desde a inauguração do Museu Guggenheim de Bilbao, em 1997. Quanto a Koons, o artista fez carreira com suas esculturas gigantescas. Sua obra Baloon Dog foi vendida por US$ 58,4 milhões em 2013.
O Hospital Santa Rita acaba de receber a certificação Black Diamond (Diamante Negro), da 3M, um Programa de Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização, que reconhece hospitais que adotam boas práticas no Centro de Material e Esterilização (CME). O certificado foi entregue ontem, dia 29. O programa tem o objetivo de contribuir para a qualidade e segurança nos processos, o que é fundamental para redução dos riscos de infecção hospitalar.
Carlos Clayton Lobato, diretor Geral do Santa Rita, acrescenta que o Hospital está na categoria máxima, pois atingiu 100% dos requisitos da avaliação básica e plus. Esses requisitos compreendem capacitação técnica da equipe, protocolos seguidos, cumprimento de resoluções, recursos tecnológicos, informações e diretrizes internacionais.
PARCERIA DE SUCESSO
Cátia Horsts e Jaciara Pinheiro, CEOs da Rophen Consultoria, e Tatiana Tristão, diretora administrativa na Realcafé, fecharam uma parceria de sucesso que ajuda os funcionários da indústria de café a realizarem uma transição segura para a aposentadoria. O Programa de Preparação para o Amanhã (PPA) conta com acompanhamento de psicólogos e profissionais de recursos humanos, que auxiliam os futuros aposentados a planejarem esta nova fase. A primeira turma de veteranos participou de vários encontros ao longo de quase dois anos e foram homenageados por diretores do grupo e colegas de trabalho em evento realizado em Vitória.
JANTAR GREGO
Taiana Paste e Kaiky Plaster: em noite gastronômica na Ilha. Crédito: Pedro Melo
Os irmãos Felippe e Fred Oliveira com as amadas Sarah Esteves e Yasmin Moyses. Crédito: Pedro Melo
As irmãs Tatiana e Thais Bresciane. Crédito: Pedro Melo
ESTÉTICA
Rubia Tannure, formada em Relações Internacionais e atuando há 15 anos com exportação de Rochas Ornamentai, se prepara para inaugurar a sua segunda franquia da Botoclinic, maior rede de harmonização facial do país, durante a pandemia, no Shopping Vila Velha, no esquema soft opening a partir do dia 3 de novembro. No dia 17, será a inauguração oficial com coquetel para convidados. Rubia também é a responsável pela franquia do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, aberta em março deste ano.
VERÃO 2021
Renata Vervloet exibe uma das peças da nova coleção de beachwear da estilista Betina Aguiar. O ensaio fotográfico foi na Praia do Forte, na Bahia. Crédito: Carol Machado
FÓRUM LIBERDADE E DEMOCRACIA
A Marca Ambiental, empresa capixaba pioneira no gerenciamento de resíduos, patrocina o 8° Fórum Liberdade e Democracia de Vitória. Na última edição, no ano passado, a empresa implementou a gestão dos resíduos gerados durante o evento, envolvendo a coleta seletiva no local com a disposição de lixeiras para recicláveis e não recicláveis, além da coleta, transporte, reciclagem e disposição final dos resíduos. “Essa iniciativa é um excelente meio de educar, quando falamos sobre sustentabilidade ambiental, sobretudo em um evento tão importante como esse”, pontua Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca. O Fórum, considerado o maior debate de ideias do Estado, é realizado pelo Instituto Líderes do Amanhã. Será nos dias 5 e 6 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória.
CASAMENTO
Os chefs Ari Cardoso e Chayane Lavagnoli se casaram na Pousada Rabo do Lagarto, em Pedra Azul. Crédito: Brenda e Cristiano
Em novembro, agenda conta com assuntos sobre Primeiros Socorros, Suporte Avançado de Vida Adulto e Pediátrico, Arritmia Cardíaca e Parada Cardiorrespiratória Intra-Hospitalar
Com o objetivo de oferecer suporte teórico e prático para todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos na área da saúde, bem como promover a capacitação profissional, o Centro de Simulação e Pesquisa da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realiza diversos cursos no mês de novembro.
Entre as opções para o público geral estão os cursos de identificação de situações de emergência e de prestação dos primeiros socorros, com aulas teóricas e práticas oferecidas em duas datas, 9 ou 12 de novembro.
Já os profissionais e estudantes da área da saúde contam com oportunidades para aprender a realizar o suporte avançado de vida adulto e pediátrico e identificar e tratar arritmias cardíacas, além de obter conhecimentos sobre atendimento de uma parada cardiorrespiratória em adultos.
As aulas acontecerão de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a propagação de Covid-19, no Centro de Simulação e Pesquisa São Camilo, localizado à Av. Pompeia, 1.050 – Vila Pompeia, zona Oeste da capital.
Confira a agenda completa abaixo e agende sua inscrição pelo site www.hospitalsaocamilosp.org.br.
SERVIÇO:
Primeiros Socorros para Leigos
Datas: 09/11
Horário: 14h às 18h
Objetivo: ensinar sobre o que são os primeiros socorros, assim como as situações e procedimentos de emergência realizados, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a vítima se encontra.
Público-alvo: público geral
Investimento: a partir de R$ 60
Suporte Avançado de Vida Adulto Intra-Hospitalar
Data: 11/11
Horário: 8h às18h
Objetivo: capacitar os participantes para o atendimento inicial do adulto, realizando o diagnóstico das principais situações e/ou patologias e tratamento de lesões que levam à morte rapidamente, com ênfase em cardiologia. Seguirá as diretrizes institucionais e padrão internacional do Colégio Americano e ILCOR Association.
Público-Alvo: médicos, enfermeiros, graduandos de enfermagem e medicina no último semestre
Investimento: a partir de R$ 300
Primeiros Socorros para Leigos
Datas: 12/11
Horário: 18h às 21h
Objetivo: ensinar sobre o que são os primeiros socorros, assim como as situações e procedimentos de emergência realizados, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a vítima se encontra.
Público-alvo: público geral
Investimento: a partir de R$ 60
Suporte Avançado de Vida Pediatria Intra-Hospitalar
Data: 16/11
Horário: 8h às18h
Objetivo: capacitar os participantes para o atendimento inicial de crianças, realizando o diagnóstico das principais situações e/ou patologias e tratamento de lesões que levam à morte rapidamente, com ênfase em cardiologia. Seguirá as diretrizes institucionais e padrão internacional do Colégio Americano e ILCOR Association.
Público-Alvo: médicos, enfermeiros, graduandos de enfermagem e medicina no último semestre
Investimento: a partir de R$ 300
Arritmias Cardíacas no Adulto para Não-Especialistas
Data: 18/11
Horário: 8h às 17h
Objetivo: capacitar os profissionais não especialistas em cardiologia para atendimento, visando a identificação e o tratamento das arritmias mais frequentes no pronto-socorro adulto.
Público-alvo: médicos, enfermeiros, graduandos de enfermagem e medicina no último semestre.
Investimento: a partir de R$ 200
Suporte Avançado de Vida Pediatria Intra-Hospitalar
Data: 24/11
Horário: 8h às18h
Objetivo: capacitar os participantes para o atendimento inicial de crianças, realizando o diagnóstico das principais situações e/ou patologias e tratamento de lesões que levam à morte rapidamente, com ênfase em cardiologia. Seguirá as diretrizes institucionais e padrão internacional do Colégio Americano e ILCOR Association.
Público-Alvo: médicos, enfermeiros, graduandos de enfermagem e medicina no último semestre
Investimento: a partir de R$ 300
Parada Cardiorrespiratória Intra-Hospitalar do Paciente Adulto
Data: 26/11
Horário: 8h às 12h
Objetivo: instrumentalizar para o atendimento à parada cardiorrespiratória utilizando os recursos disponíveis nas unidades hospitalares.
Público-alvo: profissionais da saúde
Investimento: a partir de R$ 80
Mais informações: (11) 3677-4405, das 9h às 17h, ou pelo e-mail: [email protected]
Sobre o Centro de Simulação e Pesquisa
O Centro de Simulação e Pesquisa tem por finalidade promover um ambiente de produção de conhecimento científico propício para o estudo e a pesquisa na área da saúde, visando qualificar e garantir atualização profissional de caráter multidisciplinar contínua e de alto padrão aos seus colaboradores e demais profissionais.
Além de instrutores competentes, a metodologia de ensino utilizada permite aos participantes o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisão.
Através da simulação realística, é possível aproximar o ambiente de aprendizagem à vida real, facilitando o aprendizado.
Rede de Hospitais São Camilo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três hospitais modernos na capital paulista, nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, além de um outro em Cotia, especializado em reabilitação e Cuidados Paliativos. O da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI).
As Unidades prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea, além de oferecerem cerca de 800 leitos e um quadro clínico de mais de 4,3 mil médicos qualificados.
Os quatro hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de outras 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 estados brasileiros. No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, fundada por Camilo de Lellis, conta ainda com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Siga o Hospital São Camilo nas redes sociais: @hospitalsaocamilosp
Diminuiu, nas últimas 24 horas, o número de pessoas com sintomas da covid-19 internadas na rede hospitalar de Santos. Na sexta-feira, 30, eram 207 pacientes e, neste sábado, 31, são 201 (- 2,9%). Destes, 123 residem em Santos (61,2%) e 78 em outras cidades (38,8%).
Do total de internados, 79 estão nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), voltados aos casos mais graves, sendo 47 moradores de Santos (59,5%) e 32 de outras cidades (40,5%). A taxa de ocupação hospitalar dos 622 leitos covid-19 disponíveis é de 32%. Nos 258 leitos de UTI covid-19 disponíveis, a taxa de ocupação é de 31%. Na rede privada, a taxa é de 38% e, no SUS, de 25%.
NOVOS CASOS
Mais três casos de covid-19 entre munícipes foram notificados à Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), passando o número acumulado de casos para 22.722. Desde total, 18.037 pessoas já se recuperaram da doença. Houve a confirmação de morte por decorrência da doença, a de um homem, de 81 anos, ocorrida durante internação no último dia 27. Agora, Santos registra 682 óbitos pela covid-19.
Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/COSTAINFORMA8 📲 Informe-se, denuncie!
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio, teve alta hospitalar neste sábado (31), de acordo com a assessoria do Tribunal. Ele foi diagnosticado com covid-19 e estava internado no hospital particular DF Star, em Brasília (DF), desde a última quarta-feira (28), depois de ter sentido sintomas mais fortes de cansaço.
O hospital é um dos mais conceituados do DF e é onde está internado também o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que deu entrada na unidade de saúde ontem para receber hidratação e ser acompanhado mais de perto pelos médicos. Ele também foi contaminado pelo novo coronavírus.
Múcio ficou em observação e não chegou a ser transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) durante o período em que esteve no DF Star. Conforme a assessoria, o presidente está se sentindo bem, mas ainda não dispõe do exame que comprova estar livre da covid-19. Ele começou a apresentar sintomas há cerca de 15 dias.
O presidente do TCU se aposentará no fim do ano, dois anos e nove meses antes de sua aposentadoria compulsória (que ocorre quando os servidores completam 75 anos), e em seu lugar ficará Jorge Oliveira. Oliveira é o Secretário-Geral da Presidência e foi indicado para o cargo de ministro do TCU pelo presidente Jair Bolsonaro, com a formalização ocorrendo no dia 8 de outubro por meio da publicação no Diário Oficial da União.
O Tribunal informou que Múcio foi diagnosticado com covid-19 no último dia 19 de outubro. Na mesma data, o TCU disse que o ministro Bruno Dantas também havia sido contaminado pelo novo coronavírus. Duas semanas antes, os dois tinham participado de um jantar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e outras autoridades.
+ Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
+ 5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
+ As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro
Já são cinco as vítimas fatais do incêndio que atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio, na última terça-feira. A quinta morte confirmada foi de um homem de 70 anos, que foi transferido para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o paciente estava intubado, em estado muito grave e com teste positivo para covid-19. Ele apresentava comorbidades, como cardiopatia grave e insuficiência renal e tinha histórico recente de parada cardiorrespiratória durante procedimento cardiológico de alta complexidade. O idoso morreu por volta das 6h de ontem.
Quando o incêndio começou havia 162 pacientes internados no Prédio 1, que abrigava a enfermaria e o Centro de Terapia Intensiva (CTI). Oito deles faziam tratamento con tra a covid-19.
Na sexta-feira, 30, a Defesa Civil do Rio interditou o Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso, após técnicos do município terem identificado risco à estrutura em decorrência do incêndio. Os outros prédios que compõem o complexo hospitalar não chegaram a ser atingidos pelo fogo e podem funcionar normalmente.
De acordo com o Ministério da Saúde, na próxima quarta-feira os prédios 3, 4, 5 e 6 do hospital retomam suas atividades. Terão continuidade as consultas ambulatoriais, sessões de quimioterapia, entrega de medicamentos oncológicos, realização de exames laboratoriais e retirada de resultados e doação de sangue.
Emergências, cirurgias, internações, hemodiálise e exames de imagens, que funcionavam no prédio afetado, permanecem suspensos temporariamente até a conclusão dos reparos necessários. A Pasta informa que o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, localizado no prédio 2 do complexo hospitalar, passará por avaliação técnica para o retorno dos atendimentos.
A apuração dos fatos que levaram ao incêndio pela Polícia Federal segue em andamento e em paralelo será feito o mapeamento dos problemas deixados pelo incidente.
Veja também
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem