Uncategorized

Frente ao avanço de internações, Porto Alegre amplia capacidade hospitalar exclusiva à Covid-19

Blog Giga Medical

Desde março, quando os primeiros casos da Covid-19 começaram a ser registrados na Capital, a Prefeitura abriu 152 leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) somente para pacientes com o novo coronavírus. Para aumentar a capacidade instalada dos 89 leitos exclusivos para Covid-19 no SUS, desde domingo a rede conta com o acréscimo de 63 novos leitos para utilização ainda em junho. Serão 20 no Hospital de Clínicas e 15 no Grupo Hospitalar Conceição, além dos 28 anunciados pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior na terça-feira, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.

O plano de expansão de leitos, conforme a Prefeitura, busca garantir o atendimento em saúde aos porto-alegrenses frente ao rápido crescimento de internações nas UTIs, que motivaram maior restrição à circulação de pessoas em locais públicos. Marchezan enfatizou que a gestão municipal está atenta e vem adotando as medidas necessárias para frear a velocidade de ocupação das UTIs.

“Precisamos ter agilidade na tomada de decisões, junto com os nossos técnicos da área da Saúde, no sentido de aumentar a estrutura de atendimento aos casos da Covid-19. Poderíamos estar com uma taxa de ocupação hospitalar bem mais agravada a esta altura, caso esse reforço de vagas não tivesse ocorrido”, afirmou Marchezan. Além dos leitos de UTI, também foram abertos 126 novos leitos de enfermaria na Capital desde março. 

O Hospital Vila Nova ampliou sua estrutura em 66 leitos e o Hospital Independência, em 60. Antes da pandemia, a prefeitura abriu 353 leitos hospitalares, revertendo o cenário de redução do governo passado, quando foram fechados 269 leitos de 2014 a 2016. 

Para o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, o momento é complexo, mas a administração pública trabalha diariamente e exaustivamente para assegurar equilíbrio à rede hospitalar. “Diante de uma escalada do vírus, temos instituições parceiras que se preparam e nos ajudam a reforçar o atendimento aos cidadãos. É importante que a população mantenha a calma e cumpra as orientações, pois seguimos avançando na expansão de leitos”, ressaltou.



Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.correiodopovo.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *