Após desobrigar máscaras para motoristas, prefeitura aposta em blitz educativa – Capital Leave a comment

Blog Giga Medical

Em blitz educativa, motoristas recebem orientações sobre o uso das máscaras (Foto: Paulo Francis)
Em blitz educativa, motoristas recebem orientações sobre o uso das máscaras (Foto: Paulo Francis)

Um dia após revogar o decreto que obrigava motoristas a usar máscaras no interior dos veículos, a Prefeitura de Campo Grande investiu em uma blitz educativa para incentivar o uso do Equipamento de Proteção Individual.  A ação foi realizada na tarde desta sexta-feira (26), no bairro Tiradentes e contou com a distribuição de mais de 100 unidades do EPI.

A blitz foi montada por agentes da Guarda Municipal, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) na Avenida Marquês de Pombal. Ao perceberem a movimentação, muitos motoristas aproveitaram para colocar as máscaras antes de serem abordados.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja reforçou que o decreto sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras foi revogado, mas a medida ainda é recomendada.

Motorista decide colocar a máscara ao se aproximar da blitz (Foto: Paulo Francis)
Motorista decide colocar a máscara ao se aproximar da blitz (Foto: Paulo Francis)

“Estamos apelando para a consciência das pessoas, para o bem maior que é a saúde de todos. Não basta o poder público exigir. Essa preocupação deveria ser algo natural”, declarou.

O secretário lembrou que as orientações vão continuar durante as fiscalizações do toque de recolher e as blitzes serão realizadas pelos próximos 30 ou 60 dias. “Para que as pessoas se sensibilizem e usem a máscara. É preciso consciência”, declarou.

Para o chefe de fiscalização de trânsito da Agetran, Carlos Guarini há um aumento do uso de máscaras entre a população, mas ainda insuficiente.

“Ainda têm aqueles que insistem em dizer que não vão usar. O campo-grandense não tem o hábito de usar máscara e por isso é preciso uma conscientização mais efetiva como esta que aconteceu hoje”.

Guarda municipal distribui máscara entre os motoristas durante blitz (Foto: Paulo Francis)
Guarda municipal distribui máscara entre os motoristas durante blitz (Foto: Paulo Francis)

A blitz contou com a participação de 10 guardas municipais, 2 agentes do Detran e outros 2 da Agetran.

Dentre as pessoas abordadas na blitz, a auxiliar de cozinha Ieda Maria do Nascimento, de 42 anos, que estava no carro acompanhada do marido. Ambos sem máscara. Ela disse ter esquecido o equipamento no trabalho enquanto o homem declarou não ter visto necessidade  do uso já que estava acompanhado apenas da esposa.

A auxiliar de cozinha Ieda do Nascimento esqueceu a máscara no trabalho (Foto: Paulo Francis)
A auxiliar de cozinha Ieda do Nascimento esqueceu a máscara no trabalho (Foto: Paulo Francis)

O servidor público Luciano Lima, de 45 anos, também não fazia uso da máscara, mas só porque estava sozinho no carro. Ele carrega duas unidades com ele e usa também no interior do veículo, mas quando está acompanhado.

Assim como a auxiliar de cozinha, Luciano diz ter medo da covid-19. “Principalmente agora que a tendência é de aumento dos casos nos próximos dias”,  pontuou, elogiando a blitz educativa.

Fake  News- O chefe da fiscalização de trânsito do Detran, Ruben Ajala enfatizou ser falsa a notícia que circulou nas redes sociais sobre ser infração de trânsito o não uso das máscaras entre os motoristas.

“Na verdade o que existe é uma recomendação do uso. Poderia caber medida sanitária quando o uso era obrigatório, mas agora não é. Mesmo assim é preciso que as pessoas saibam que o uso das máscaras é importante para que o vírus não se dissemine”, enfatizou.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.campograndenews.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close