Professor de robótica do DF cria cabine de desinfecção para evitar contaminação pelo coronavírus na volta às aulas | Distrito Federal Leave a comment

Blog Giga Medical

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o professor de robótica João Vitor Pinheiro, de 20 anos, criou uma cabine de desinfecção para os alunos na volta às aulas. O retorno às atividades presenciais nas escolas do Distrito Federal ainda não tem data para ocorrer, mas a ideia é que os alunos passem pelo aparelho antes de entrar nas salas (veja vídeo acima).

  • Retomada das aulas no DF deve ocorrer em agosto, diz Ibaneis
  • Ano letivo será retomado em 29 de junho nas escolas públicas do DF com aulas a distância

João Vitor explica que a cabine serve para a desinfecção das roupas. “Eu dei uma pesquisada no que o Japão tava fazendo e resolvi criar algo parecido”, disse o jovem que trabalha em uma escola particular da Asa Norte.

O professor contou ao G1 que a iniciativa surgiu porque ele ficou “muito ansioso durante esse período de quarentena”. João, então, resolveu usar os conhecimentos em robótica para desenvolver o projeto.

“Em três dias construí a cabine usando materiais recicláveis.”

Cabine de desinfecção de roupas, criada por professor de robótica do DF — Foto: João Vitor Pinheiro/Arquivo Pessoal

De acordo com João Vitor, o produto utilizado para desinfetar as roupas é 100% natural e feito à base de laranja. “Um produto seguro, classificado como de menor risco à saúde”, diz ele.

O professor explica que, ao lado da cabine, tem um botão que a criança aperta para liberar um jato do produto. Antes de entrar no equipamento, o estudante ainda higieniza as mãos com álcool em gel e passa por uma medidor de temperatura – criado por ele mesmo.

Medidor de temperatura criada por professor de robótica do DF — Foto: João Vitor Pinheiro/Arquivo Pessoal

João conta que o medidor de temperatura também é diferente. “A criança só precisa se aproximar do termômetro, chamado de Douglas”.

“O termômetro foi construído pra se tornar mais atrativo e mais tranquilo para as crianças. Ele é como um personagem que elas vão interagir todos os dias na escola.”

Escola pública do Distrito Federal, imagem em arquivo — Foto: Mary Leal/Secretaria de Educação

O professor de robótica João Vitor Pinheiro também vai instalar um protótipo da cabine de desinfecção em uma escola particular de Águas Claras. No entanto, o maior objetivo, diz ele, é levar o equipamento para a rede pública de ensino do Distrito Federal.

“Eu vim de escola pública e quero que a cabine possa chegar também na rede pública.”

Para ele, o maior objetivo é ajudar na prevenção ao coronavírus. Mas, João não descarta a ideia de comercialização. “Eu já tô com um projeto de comercializar”, afirma o professor.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close