Entenda teste que viralizou sobre a importância do uso de máscaras Leave a comment

Blog Giga Medical

Uma ação simples e didática fez viralizar a explicação de Rich Davis sobre a eficácia do uso de máscara frente ao novo coronavírus. O diretor do Laboratório de Microbiologia Clínica do Centro Médico Providence Sacred Heart, nos Estados Unidos, demonstrou como as proteções faciais são capazes de bloquear as gotículas de saliva.

“Espirrei, cantei, conversei e tossi em direção a uma placa de cultura de ágar com e sem máscara. As colônias de bactérias mostram onde as gotas caíram. Uma máscara bloqueia praticamente todas elas”, afirmou o médico em sua conta no Twitter.

O ágar é uma substância retirada de algas vermelhas que tem a consistência semelhante a de uma geleia, as placas de ágar são utilizadas para cultivar micro-organismos em laboratório. Na imagem compartilhada por Davis é possível notar a diferença da proliferação de bactérias nas situações em que ele estava de máscara e quando estava sem máscara. Antes do resultado, as placas ficaram em uma incubadora por 24 horas.

O crescimento bacteriano nas placas foi mais notável ​​em situações de espirros e tosse.

Davis fez questão de ressaltar que esta não é a maneira correta de se cultivar o vírus ou medir a disseminação do Sars-CoV-2. O intuito com o experimento foi apenas mostrar como as máscaras podem reduzir a propagação das gotículas respiratórias, que transmitem o novo coronavírus.

O cientista repetiu o experimento, mas com um teste de distanciamento. Ele tossiu durante 15 segundos em distâncias diferentes e mostrou que a máscara também foi eficiente para bloquear as gotículas.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.metropoles.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close