Vereadores de BH aprovam multa para quem não usa máscara | Jornal Nacional Leave a comment

Blog Giga Medical

Os vereadores de Belo Horizonte também aprovaram multar quem não usa máscara.

A transmissão da Covid-19 acelerou na capital mineira. À medida que mais casos vão sendo confirmados diariamente e o espaço nas UTIs vai diminuindo, aumenta a necessidade da população se prevenir ainda mais.

“Eu fico mais preocupado e pensando que outras pessoas poderiam tomar mais cuidado também, porque acaba que só eu tomar meu cuidado não resolve, né?”, lamenta o estudante Everton Oliveira.

Os avisos de cuidado estão por todo canto: evitar aglomeração, lavar sempre as mãos, usar a máscara de proteção. Em Belo Horizonte, foi estipulada a multa de R$ 100 para quem andar na rua sem a máscara.

Está difícil convencer toda a população da importância de adotar esse hábito. A maioria está usando, mas ainda há quem se descuide. No queixo não adianta nada.

“A pessoa ser teimoso mesmo. Saber que a doença está aí e não está fazendo nada por isso”, reclama a doméstica Zenilsa Maria.

O que leva as pessoas a ignorar os avisos? “É um mecanismo de negação. Colocar a máscara é evidenciar, é materializar que há uma, há algo muito grave acontecendo. Há uma doença, há um vírus, há uma pandemia, há uma possibilidade de morrer e de perder pessoas queridas. Então, é difícil para algumas pessoas entrarem em contato com isso. Acaba não usando, correndo o risco e também não se protegendo e não protegendo quem está perto”, afirma a psicóloga Renata Feldman.

A infectologista Virgínia Antunes de Andrade reforça que usar a máscara ficou mais importante agora. Ela lembra que o pico da Covid-19 em Minas ainda está para chegar. Tem muita gente circulando que pode até nem saber que está infectada.

“Normalmente, a gente começa a transmitir esse vírus dois, três dias antes de desenvolver sintoma, e ninguém sabe quando vai desenvolver sintoma. Então, se eu saí ontem sem máscara, eu não estava sentindo nada, hoje eu comecei a sentir corpo ruim, febre, tosse, ontem, antes de ontem, eu já estava transmitindo esse vírus”, explica.

Melhor é seguir o exemplo da Jaqueline: máscara no rosto e a reserva na bolsa. Nada de descuido. “É o momento da gente pensar não só na gente, pensar nos outros também. E é uma forma de se proteger e proteger o próximo”.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close