Comitê alerta para possível sobrecarga na rede hospitalar de JP Leave a comment

Blog Giga Medical

efeito bumerangue

Covid-19: Comitê alerta para possível sobrecarga na rede hospitalar de JP

O comitê científico do Consórcio Nordeste alertou para um possível efeito bumerangue em João Pessoa com casos de Covid-19. O efeito consiste no aumento de casos da doença no interior paraibano e deslocamento dos casos graves para os hospitais da Capital.

Em boletim, o comitê ressalta que nas últimas semanas a Paraíba foi alvo de intensa preocupação devido ao crescimento de casos por todo o interior paraibano, que chegaram até o extremo oeste do estado. O documento mostra que no dia 29 de junho, as cinco cidades com maiores picos de crescimento de casos de coronavírus foram: Sousa, Patos, Conde, Cajazeiras e Alagoa Grande.

“Este fato indica a possibilidade que João Pessoa venha a sofrer, quer nos próximos dias quer em algumas semanas, com um significativo efeito bumerangue que teria o potencial de produzir uma enorme sobrecarga do sistema hospitalar da cidade”, diz o comitê.

A recomendação é para que sejam feitas barreiras sanitárias e um possível sistema de rodízio – ou outro sistema intermitente de controle de fluxo – de tráfego de veículos particulares e ônibus intermunicipais seja instituído nas rodovias que ligam João Pessoa a Campina Grande. Da mesma forma, o trecho da BR 1010 que liga João Pessoa a Recife, bem como o trecho da mesma rodovia que liga João Pessoa a Natal, deveriam ser incluídos num sistema de barreiras sanitárias e controle intermitente de tráfego de carros particulares e ônibus intermunicipais e interestaduais.

“A Paraíba poderia também considerar a possibilidade de instituir um fechamento temporário – alguns dias de cada semana – de suas fronteiras com os estados do Pernambuco e Rio Grande do Norte para aliviar o fluxo de novos casos para João Pessoa e outras partes do estado, dado que o crescimento de casos no interior é extremamente preocupante”, alerta.

O comitê enaltece a decisão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, em apoiar a criação de Brigadas Emergenciais de Saúde na capital do estado, como forma de partir para uma busca ativa de casos de coronavírus por todos os bairros da capital. “Trata-se de uma iniciativa fundamental e de grande potencial para reduzir a emergência de novos casos na cidade”, conclui o comitê.

MaisPB




Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.maispb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SHOPPING CART

close