Uncategorized

Paciente idoso ‘casa’ com enfermeira em quadrilha junina para comemorar alta hospitalar em Teresina | Piauí

Blog Giga Medical

O idoso Antônio Félix Nunes, de 82 anos, “casou” com a enfermeira chefe Lilian Raquel, do Hospital de Campanha Estadual (HCE), em Teresina, em uma quadrilha junina organizada para comemorar a alta do aposentado nessa quarta-feira (8).

De acordo com a assessoria da unidade de saúde, o paciente estava internado havia 10 dias tratando da Covid-19 e encontrou na profissional de saúde o incentivo para enfrentar e superar a doença.

Durante sua estadia no HCE, Antônio Nunes apelidou Lilian Raquel de “alegria” e para celebrar sua recuperação a equipe multidisciplinar do hospital decidiu fazer um casamento junino.

Idoso ‘casa’ com enfermeira em quadrilha junina organizada para alta de hospital em Teresina — Foto: Divulgação/Sesapi

O “casório” teve direito a véu e alianças improvisadas. A enfermeira disse que todas as altas do mês de julho serão feitas com a “Quadrilha do Verdão”, em alusão ao local onde o HCE foi instalado, no Ginásio Dirceu Arcoverde, o Verdão.

“Quando eu chegava no hospital ele falava: ‘a alegria chegou’. Então, virei a noiva da alegria. É uma satisfação ver o paciente animado, alegre”, contou Lilian Raquel.

Uma batalha após a outra

Quando chegou ao HCE, Antônio Nunes havia acabado de perder a esposa, no mês de junho, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O aposentado foi casado por mais de 50 anos e da união nasceram quatro filhos. Foi enquanto vivia o luto pela morte da esposa que o idoso contraiu a Covid-19.

Depois da alta, Antônio Nunes foi ficar com a filha no município de Uruçuí, no Sul do Piauí.

“Estou bem, graças a Deus. Fizeram uma festa para mim, uma brincadeira para me alegrar. Fiquei muito feliz e emocionado”, comentou o idoso.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

  • Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte g1.globo.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *