Uncategorized

PMJP

Blog Giga Medical

Mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), mantém o acolhimento e resolutividade para as necessidades dos usuários que procuram socorro em situações de urgência/emergência. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém os atendimentos de urgência e emergência nas unidades hospitalar de Mangabeira e do Valentina, para garantir assistência nos casos de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede Hospitalar SUS em João Pessoa conta com quatro hospitais municipais, Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma) e Hospital Municipal Valentina (HMV), que atendem urgência e emergência; bem como a maternidade Instituto Cândida Vargas (ICV), e o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), este último referência no combate à Covid-19. A rede conta também com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), além das Unidades de Saúde da Família (USFs).

A rede atende usuários oriundos de outros municípios, além dos atendimentos em urgências e emergências. São realizadas cirurgias, tratamentos, exames, consultas e acompanhamentos nas mais diversas especialidades. Usuários de regiões circunvizinhas e até mesmo de outros estados são atendidos pela rede SUS da Capital por meio da Programação Pactuada Integrada (PPI). Atualmente os 223 municípios do Estado têm pactuação com João Pessoa.

Ortotrauma – Referência em ortotraumatologia, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Buriti (Ortotrauma), entre urgência e emergência, realiza mensalmente, em média, oito mil atendimentos médicos e 16 mil exames laboratoriais. Neste momento, no mês de junho, foram realizados 5.616 atendimentos.

A Unidade Hospitalar também realiza exames mais complexos a exemplo da endoscopia e colonoscopia. O serviço atende tanto a Região Metropolitana de João Pessoa, como diversos municípios de todo Estados de forma regulada e pactuada.

Pacientes com fraturas e cirurgias de lesões crônicas do sistema osteoarticular, a exemplo de traumas na mão, punho, antebraço, braço, cotovelo e tíbia, são tratados no Ortotrauma. Caso haja suspeita de problemas neurológicos e lesões vasculares o paciente deve ser encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, do Estado.

O Ortotrauma ainda oferece outros serviços de saúde à população. Referência no tratamento da dor crônica o Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor), oferece aos pacientes com dificuldade de locomoção, várias especialidades em um mesmo lugar.  As pessoas com transtornos mentais também podem ser atendidas no Ortotrauma. O Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm) disponibiliza atendimento 24 horas para pessoas que necessitam de tratamento da saúde mental e dependentes químicos.

HMV – Referência no atendimento clínico de pediatria da Rede Municipal de Saúde, o Hospital Municipal do Valentina (HMV) realiza 5.000 atendimentos em média mensal, mas durante a pandemia, esse atendimento foi reduzido para 984, apenas no mês de junho, dentre os quais, 688 eram residentes de João Pessoa e 296, não residentes.

O hospital recebe demanda espontânea, trabalha o acolhimento com classificação de risco, otimizando os atendimentos de urgência e emergência em espaços adequados a essas atividades com leitos de assistência em sala de estabilização e vermelha e sala amarela.

A unidade conta ainda, com 70 leitos, para internações de pediatria clínica, para pacientes do bloco cirúrgico, leitos pós-cirúrgicos, de UTI, de isolamento e para observação, com acomodações padronizadas pelo Ministério da Saúde, garantindo boas condições ao tratamento das crianças e comodidade aos acompanhantes.

UPAS/Covid – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que também são referência para atendimentos de urgência e emergência, têm funcionamento direcionadas para atendimento de pessoas com sintomas de moderados a graves de Síndromes Gripais em João Pessoa.

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte www.joaopessoa.pb.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *