Uncategorized

Morte de pinguim após engolir máscara acende alerta em ambientalistas

Blog Giga Medical

Autópsia realizada apontou que havia uma máscara facial N95 enrolada no estômago do animal

A morte de um pinguim no litoral de São Paulo acendeu um alerta nos ambientalistas: a dos riscos causados pelos chamados “resíduos da pandemia”. Dois dias após o feriado de 7 de setembro, o animal foi encontrado morto, na Praia de Juquehy, em São Sebastião (SP),  e a autópsia realizada apontou que havia uma máscara facial N95 enrolada em seu estômago. 

O animal da espécie  Pinguim-de-Magalhães foi encontrado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha que foi acionada para recolher o pinguim. De acordo com informações da equipe técnica, ele estava muito magro e com muita areia em todo o corpo.

O Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e o oceanógrafo,  atenta para os problemas que estão sendo ocasionados pelo descarte inadequado de resíduos, em especial a esse tipo de lixo da pandemia.

“Nós já vínhamos alertando o aparecimento de máscara, e esse caso é a prova inequívoca de que esse tipo de resíduo causa mal e mortalidade também na fauna marinha, além da irresponsabilidade da pessoa que dispensa uma máscara em um lugar inadequado, pois é um lixo hospitalar com risco de contaminação de outras pessoas.”

Assine e tenha o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.
  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser
  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
  • Edição impressa quinzenal.
  • Frete grátis

3960356

Giga Medical – Trazendo o melhor em equipamentos de proteção e hospitalares

Fonte exame.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *